Segurança Alimentar e Nutricional

O Brasil passa fome. Desde 2020, ano do início da pandemia de Covid-19, o número de pessoas em situação de insegurança alimentar só aumentou. Se antes de 2020, haviam 57 milhões de pessoas com algum grau de insegurança alimentar (de moderada a grave), em abril de 2021 esse número salta para 116,6 milhões de pessoas.

A garantia de uma alimentação adequada e saudável é condição fundamental para uma vida digna e para o bem estar coletivo. Diante desse cenário, a Cáritas Brasileira desenvolve ações junto a grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade para que atuem no fortalecimento e na garantia das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

Além disso, também desenvolvemos ações de apoio à agricultura familiar em acampamentos e assentamentos da reforma agrária. A Entidade assessora grupos e comunidades de camponeses/as na formação de hábitos alimentares saudáveis no cultivo de hortas medicinais e plantios agroecológicos, na criação de pequenos animais, no acesso ao crédito e na gestão de fundos rotativos solidários, entre outras iniciativas de produção coletivas e autogestionadas.

Projetos