Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências

A identidade da Cáritas Brasileira está essencialmente vinculada à atuação em situações de emergências. A entidade promove ações de solidariedade nacionais e internacionais de atendimento a comunidades afetadas por desastres socioambientais ou que estão em situação de vulnerabilidade em áreas de risco. No Brasil, a área de atuação Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências (Magre), está constituída desde a criação da Cáritas Brasileira.
O Magre atua em temáticas ligadas à prevenção de desastres, atendimento emergencial aos indivíduos e famílias afetadas e na construção de comunidades mais seguras e resilientes. Promove e fortalece experiências concretas de prevenção, ações coletivas e tecnologias sociais, espaços de diálogos, comunicação e articulação com as organizações sociais, poder público, sobretudo, fazendo incidência pela defesa e garantia de direitos dos afetados junto aos espaços de atuação da política de Proteção e Defesa Civil e nas políticas que devem ser mais atuantes e efetivas nas situações de desastres e emergências socioambientais: assistência social, saúde, habitação, meio ambiente, segurança, educação, entre outras.

Projetos