26ª edição do Grito dos Excluídos será em ambiente virtual e reunirá representantes de entidades

A pandemia de Covid-19 trouxe novas formas de reunir coletivos e promover eventos. O 26º Grito dos Excluídos será online nesta segunda (7)

Publicação: 04/09/2020

A pandemia de Covid-19 que há seis meses assola o mundo e o Brasil, trouxe novas formas de reunir coletivos e promover eventos. O 26º Grito dos Excluídos não deixaria de se reinventar também. Conhecido por ser um movimento de rua, a edição desse ano terá uma programação virtual para todo Rio Grande do Sul, das 10h às 12h da próxima segunda-feira (7) pelos canais da Rede Soberania na Internet.

Realizado em todo o país, o Grito tem como tema é “VIDA EM PRIMEIRO LUGAR”. Já o lema nesta edição é: “BASTA DE MISÉRIA PRECONCEITO E REPRESSÃO! QUEREMOS TRABALHO, TERRA E PARTICIPAÇÃO!”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) da Igreja Católica lançou o Grito em 1995 e o organiza juntamente com outras igrejas, expressões religiosas, movimentos e entidades, representativas de variados segmentos sociais e chama a todos para participar (ver carta CNBB no link https://www.gritodosexcluidos.com/cartacnbb).

A 26ª Grito dos Excluídos denuncia que a exclusão social é estrutural em nosso país e atinge, de forma geral, a maioria da população, seja através dos baixos salários, no retrocesso em relação aos direitos trabalhistas e previdenciários, no desemprego e no trabalho informal, travestido de “empreendedorismo” como também na educação, na assistência social entre outros retrocessos e problemas que trazem sofrimento para a população.

A realidade de exclusão e violência social é especialmente vergonhosa em relação às comunidades indígenas e quilombolas, à população negra, aos migrantes, aos ex-detentos e abandono da população de rua. Se expressa ainda na violência contra as mulheres e população LGBTQ+, na falta de perspectivas para a juventude da periferia e no extermínio da juventude negra, entre tantas outras violências e agressões ao povo. Este movimento ao ser realizado na semana da Pátria é um grito que denuncia que nesta grande casa/mãe que é a nossa pátria, uns comem e outros não; uns são bem tratados e outros não, ou seja: a Pátria “mãe” tem tratamento desigual para seus filhos.

A edição de 2020 não poderia deixar de trazer a gravidade do tema da pandemia, das causas sociais e políticas que levaram há mais de 100 mil mortes no país e da importância da defesa do SUS como uma das mais importantes políticas públicas do país.

Evento - A 26ª edição do Grito dos Excluídos no Rio Grande do Sul é organizada por cerca de 30 entidades entre as quais pastorais e organismos da CNBB, movimentos sociais e entidades da sociedade civil, entre outros. É uma manifestação popular que ocorre em meio às celebrações da Independência do Brasil no dia 7 de setembro. Este ano, a manifestação não poderá ser nas ruas, onde se originou e seguiu por 25 anos.

No Rio Grande do Sul,  será uma transmissão online com participação de representantes dos vários grupos de excluídos, com música e discursos de engajamento. Serão duas horas de evento.

Quando: 7/9/2020

Horário: 10h às 12h – pela Rede Soberania (facebook) e redes sociais dos parceiros

Para mais informações sobre o Grito dos Excluídos no Brasil acessar https://www.gritodosexcluidos.com

Programação

A atividade terá momentos de celebração e de reflexão sobre o tema - lema: “A Vida em Primeiro Lugar: Basta de Miséria, Preconceito e Repressão. Queremos terra, teto e participação”. Também terá depoimentos “dos gritos” de diversos segmentos sociais da população do estado (indígenas; migrantes; periferia; mulheres; juventude; agricultura familiar.... ); abordará a adesão do Grito RS à campanha de plantio árvores lançada pelo MST e contará com a participação de artistas.