COLABORE

2ª Roda de Conversa sobre Comunicação da Cáritas RS: Região Norte

Projetos

O segundo encontro sobre comunicação integra os projetos de Saneamento Básico e Segurança Alimentar realizados pela Cáritas RS.*

Publicação: 04/10/2022


Este texto foi elaborado coletivamente com os/as participantes, ao final da Roda de Conversa sobre Comunicação.

No dia 30 de setembro de 2022, representantes da Cáritas de Passo Fundo, Porto Alegre e Erexim se reuniram com representantes das comunidades indígenas kaingang Viykupri, de Carazinho, e Goj Kusa, de Água Santa; com representantes da comunidade indígena guarani Arandu Verá, de Erebango; e com representantes das comunidades quilombolas Arvinha e Mormaça, de Sertão. O encontro foi na sede da Cáritas de Passo Fundo, no auditório Dom Helder Câmara.  


Durante todo o dia, realizaram uma roda de conversa sobre comunicação: mídias sociais e o que costumam publicar, os riscos e benefícios. Por exemplo, os vírus, as notícias falsas (fake news), a exposição das crianças, o uso da imagem. Mas a Internet também possibilita a visibilidade das ações das comunidades, sendo elas sociais, econômicas, educativas, políticas. 


Foram demonstradas as habilidades musicais de Joel Kuaray, cacique e professor guarani, e Roseli Pereira Dias, assessora da Cáritas RS, que tocaram violão. Foi apresentado um vídeo de Maria Teresinha Costa Vargas, do Quilombo da Arvinha, tocando uma valsa chamada Gaita Manhosa, no acordeon. 


Os jovens Wagner da Rosa e Flávio da Silva, da comunidade indígena Goj Kusa, desenharam pontes representando a união dos tempos passado, presente e futuro, e a união dos povos e da Cáritas na mesma luta. Também desenharam um carro e um personagem que pode virar mascote do encontro. 



À tarde, o grupo analisou coletivamente fotos que foram enviadas por integrantes das comunidades presentes. Avaliou o que poderia ser melhorado, as histórias por trás das fotos, o foco e as técnicas possíveis. 


Através das fotos, se descobriu que havia integrantes que participaram de um filme que será lançado em 2023: “Barão Hirsch o judeu de Quatro Irmãos”, do diretor Osnei Lima. Foi filmado na Fazenda Velha, em Quatro Irmãos. É sobre escravidão. 

As adolescentes Mariah Braga e Fabiele Cornélio Inácio, de Goj Kusa, gravaram a construção coletiva deste texto para reproduzir posteriormente pelo Tik Tok. 

Lavínia (na foto), desenhou o símbolo do Tik Tok

Lavínia (na foto), desenhou o símbolo do Tik Tok


A jornalista Clarinha Glock assessorou o encontro. Ao final, foi ouvida uma música kaingang do autor e compositor Odimar da Silva, cacique da terra indígena Ventarra, sobre resistência indígena. 

Além de Mariah e Fabiele, fizeram fotos e vídeos desta Roda de Conversa: Flávio da Silva, da comunidade indígena Goj Kusa; Sabrina Miranda, do Quilombo Mormaça; Joel Pereira, da comunidade indígena Arandu Verá, e Sandro Galles, da comunidade Viykupri. 


* A Roda de Conversa sobre Comunicação integra as ações do projeto "Resiliência em Tempos Desafiantes: ajuda humanitária para migrantes, indígenas e quilombolas", realizado em parceria com a Cáritas Brasileira e apoio da Cáritas France (Secours Catholique) e do projeto "Prática de Incidência Política: Alimentando vidas por direitos", realizado com apoio da Cáritas Alemanha e Misereor.










Tag