Este texto foi elaborado coletivamente por participantes da roda de conversa.
No dia 28 de outubro de 2022, as comunidades quilombolas Rincão da Faxina, junto com Nicanor da Luz e Brasa Moura, de Piratini (RS), participaram de uma Roda de Conversa sobre Comunicação com representantes da Cáritas RS e da Cáritas Arquidiocesana de Pelotas. O encontro aconteceu na Casa da Acolhida à Mãe Gestante.
Durante o evento, os participantes fizeram fotos para registrar o momento e trocar dicas e ideias sobre tecnologia, como melhorar as técnicas e o uso do telefone celular, especialmente com a Internet e as redes sociais.
Também conversaram sobre como buscar informação de qualidade, de procedência confiável, para debater as questões do momento e temas específicos de interesse das comunidades quilombolas.
Houve momentos culturais relacionados às tradições quilombolas. Paulo Guaraci Duarte Luz, presidente da Associação Nicanor da Luz, e Santa Rosária Ulguim da Silva, vice-presidenta da mesma entidade e cacique umbandista do Centro Nossa Senhora Aparecida, do bairro Cancelão, apresentaram uma música com instrumentos típicos para recepcionar os participantes. A música foi “Abraço Negro”, de Dona Ivone Lara. “Foi a primeira música que aprendi quando comecei a frequentar os quilombolas. E eu já sabia tocar o tambor desde os seis anos de idade”, contou Paulo.
Santa Rosária, Eva Pinheiro e Maria Lessi Medeiros Silveira prepararam iguarias típicas das comunidades quilombolas: mexidinho de farinha de milho com torresmo, feijão e almeirão.
“Com tudo, podemos afirmar que foi um dia de aprendizado, de firmar alianças com os nossos iguais e de parceria com os quilombolas e a Cáritas”, disse Taiuri Valente Teixeira, da comunidade Nicanor da Luz. “A roda de conversa possibilitou que todos interagissem”, afirmou Eva Pinheiro.
* A Roda de Conversa sobre Comunicação integra as ações do projeto "Resiliência em Tempos Desafiantes: ajuda humanitária para migrantes, indígenas e quilombolas", realizado em parceria com a Cáritas Brasileira e apoio da Cáritas France (Secours Catholique) e do projeto "Prática de Incidência Política: Alimentando vidas por direitos", realizado com apoio da Cáritas Alemanha e Misereor.