COLABORE

A Romaria da Terra, Romaria da Esperança!

Geral

A Romaria da Terra, Romaria da Esperança!

Publicação: 20/02/2020



Tema desse ano será Bem viver no campo e na Cidade. (Foto: Arquivo/2017)

Faz tempo que estamos nos reunindo, nos articulando e preparando a mala de garupa que vai carregada de sementes crioulas, com água, um lanche para partilhar, um gostoso chimarrão e muitas histórias de luta e fé. Esperançosos e esperançosas partiremos para mais uma Romaria da Terra. Lá nos reuniremos como irmãos e irmãs, para celebrar a vida, compartilhar sonhos e angústias e caminhar em romaria inspirados e inspiradas na causa do Romeiro Jesus de Nazaré pela construção de um mundo de vida plena de Bem Viver no Campo e na Cidade.

Há 43 anos é assim, Romeiros e Romeiras de todos os cantos dos mais longínquos rincões do estado se reúnem em romaria na Romaria da Terra, com a cruz a frente caminham juntos com muita fé para se fortalecerem mutuamente na incansável luta em defesa da vida. A Romaria que alimenta a espiritualidade, o sonho e o esperançar do povo por justiça, por democracia, por terra repartida, por agroecologia e alimentos saudáveis, por respeito a diversidade do povo, respeito e reconhecimento dos territórios e da cultura dos povos indígenas e quilombolas , mas é também a romaria que quer dar um grito de chega de violência contra as mulheres, chega de extermínio de jovens e da violência dos agrotóxicos.

Justamente na terça-feira de carnaval, para fazer memória ao martírio de Sepé Tiarajú morto no dia do carnaval de 1756 com mais outros milhares de seus irmãos, mas também fazer memória a Roseli Nunes mártir da Luta pela Terra.

Venha participar da 43ª Romaria da Terra no dia de carnaval, 25, em Mormaço na Diocese de Cruz Alta, com o tema “O Bem Viver no Campo e na Cidade”!

Ao final da Romaria, Romeiros e Romeiras, voltam para suas casas e comunidades carregados de ânimo, coragem e da certeza que não estão sozinhos nesta caminhada por mais vida, tem muita gente caminhando junto além do Romeiro Jesus de Nazaré que caminha a nossa frente.

Por Maurício Queiroz

Técnico Agrícola atuante na Diocese de Santa Cruz do Sul na Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul-ASDISC, onde trabalha com Resgate de Sementes Crioulas e Agroecologia, com a Escola de Jovens Rurais-EJR e na Organização da Pastoral da Terra.
Atua junto a Equipe da Coordenação Colegiada da Comissão Pastoral da Terra do RS e no Conselho Regional da Cáritas.

Tag