Ação emergencial da Cáritas RS garante água para famílias indígenas

Sete famílias indígenas da etnia Guarani foram beneficiadas no assentamento de Aceguá, interior do Estado.

Publicação: 12/04/2021

A Cáritas Regional Rio Grande do Sul apoiou uma ação emergencial que possibilitou a construção de uma cisterna para captação de água da chuva no assentamento indígena Passo da Mina, em Aceguá, região sul do Estado., beneficiando sete famílias. A  Ação Social Diocesana/Cáritas da Diocese de Bagé, juntamente com o Instituto Cultural Pe Josimo, Paróquia Nossa Senhora Conquistadora de Aceguá, Pastoral da Criança e pessoas voluntárias estão se mobilizando, desde o ano passado, para acolher e ajudar estas famílias indígenas da etnia guarani que vieram morar na região da Campanha.

No entanto, a estiagem que atingiu o município não possibilitou o total armazenamento de água no período forte do verão, então a cisterna foi usada para depositar água abastecida pelo caminhão pipa pela Prefeitura de Aceguá.   O  Instituto Cultural Padre Josimo, que tem grande atuação junto aos assentamentos, pequenos agricultores e comunidades quilombolas da região, buscou parceiras para dar suporte na infraestrutura do local com a construção das casas,  doação de sementes e cercamento  de hortas, recuperação de fontes, canalização de água que ficava muito distante e outras ações que continuam sendo desenvolvidas.

A Cáritas Diocesana em parceria com a Pastoral da Criança realiza ações solidárias com o envolvimento de colaboradores locais. Foram feitas doações de roupas de uso pessoal, cama e banho, alimentos, kits de proteção individual, móveis e utensílios. Considerando que a principal atividade econômica da Aldeia é a produção de artesanato, sendo, principalmente cestos e balaios de todos os tamanhos, colares, filtros de sonhos, estatuetas em madeira de animais e outros produtos, a perspectiva futura é de integra-los em eventos da Economia Popular Solidária e  demais ações para  que  possam fortalecer a integração com  a Comunidade  local e a preservação de sua cultura.

Informações e fotos: Cáritas Bagé