Agentes da Cáritas Brasileira participam da formação Migração no Sul do Brasil: aspectos e desafios

Institucional

Encontros online foram realizados nos dias 25 e 26 de maio com os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – Interegional Sul

Publicação: 28/05/2021

Durante duas tardes, aproximadamente 40 agentes da Cáritas Brasileira, participaram de debate e reflexão sobre o movimento migratório na Região Sul do país. O evento Migração no Sul do Brasil: Aspectos e desafios foi o terceiro módulo de formação sobre o tema, promovido pela Cártias Brasileira há pouco mais de três anos. Os encontros online, ocorreram nos dias 25 e 26 de maio.

Inicialmente, Camila Asano, da Conectas Direitos Humanos apresentou aspectos da conjuntura que impactam na vida e no acesso aos direitos de migrantes e refugiados no Brasil. Camila traçou um panorama da situação dessa população no país e principalmente a questão das portarias em vigor, sobretudo as que tratam do fechamento de fronteiras terrestres, que excluem os venezuelanos de muitas medidas de acolhimento. Outro destaque feito pela convidada foi o contexto atual do governo federal que está minimizando a pandemia e isso afeta diretamente tanto a vida dos brasileiros quanto a dos migrantes, entre outras considerações elencadas na análise. Segundo Camila, o governo “está usando a pandemia como desculpa para a retirada dos direitos dos migrantes”.

Após essa introdução, os agentes foram provocados a dialogar sobre a situação dos migrantes em cada estado e, mais especificamente, nas áreas de atuação das entidades-membros. Nesses dois dias foram compartilhadas as ações realizadas e os desafios que são preocupantes e comuns aos três estados do Sul. Alguns problemas comuns mais evidenciados foram: a xenofobia, insegurança alimentar, ausência de políticas públicas voltadas para os migrantes nos municípios, dificuldades burocráticas para a regularização de documentos na Polícia Federal, entraves para revalidação de diplomas, desemprego ou emprego precário, informalidade, entre outros.

De grande relevância também foi a apresentação da plataforma Novos Rumos, ferramenta online com o propósito de facilitar, orientar e cadastrar os migrantes que procuram ingressar no mercado de trabalho formal e empresas que oferecem oportunidades dignas. Também foi apresentada a proposta da Política para a Atuação com Migrantes e Refugiados da Cáritas Brasileira, documento importante que pretende orientar a Rede Cáritas para a ação na perspectiva de acolher, proteger, promover e integrar as pessoas em situação de migração no Brasil.

Para a secretária da Cáritas Regional RS, Jacira Ruiz, o evento "foi momento muito rico de troca de experiências e construção conjunta de caminhos para que avancemos cada vez mais na cultura do encontro com nossos irmãos e irmãs migrantes, conforme nos anima o Papa Francisco que pede para que sejamos e nos reconheçamos como uma só família humana na casa comum, rumo a um nós cada vez maior. Seguimos em luta por vida digna para todos e todas!"

Plataforma Novos Rumos

A Cáritas Brasileira desenvolveu uma ferramenta online, um site (novosrumosbrasil.com.br), para facilitar o cadastro de migrantes, orientar os migrantes e os agentes diretamente envolvidos com essa população. Além disso, a plataforma cadastra migrantes e empresas que estejam com programas de emprego destinado a essas pessoas. Tanto um quanto o outro podem acessar, preencher o formulário com todo os detalhes importantes, principalmente, no caso dos migrantes, a formação, a experiência as habilidades e, pela parte do empregador, as especificidades das vagas.

Texto: Cátia Chagas

Assessoria de Comunicação Cáritas RS