COLABORE

"Aprendemos a nos reinventar", diz irmã Lourdes Dill na abertura da Feira da Primavera

Geral

A 45ª Feira da Primavera, tradicional exposição das paróquias da Arquidiocese, ocorre junto à Feira Internacional do Cooperativismo

Publicação: 07/12/2020




A pandemia de covid-19 provocou uma situação inédita em Santa Maria: a 45ª Feira da Primavera, tradicional exposição das paróquias da Arquidiocese, ocorre junto à Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), evento que reúne multidões sempre durante o inverno, mas que este ano teve sua data alterada. A Abertura Oficial ocorreu na manhã deste sábado (5), no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

A Feira da Primavera vai muito além de uma exposição de produtos, mas uma demonstração de que é possível sobreviver sem a cultura do fumo.



"Plantar e produzir fumo, como Dom Ivo dizia, gera a não-vida. Precisamos e contra-atacamos. A prova está aqui de que existe alternativa à cultura do fumo", disse o padre Irineu Stertz.

A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, chamou atenção para outro desafio bem atual. A pandemia modificou as formas de organização e trabalho dos pequenos produtores, impactando também na maneira como as feiras são realizadas.

"Aprendemos a nos reinventar e a cumprir os decretos do distanciamento. Por isso, também aqui a gente quer observar rigorosamente os cuidados que são necessários para nossa vida, para a vida dos outros e a vida do planeta Terra", disse irmã Lourdes.

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), fez um apelo para que todas as pessoas na Feira utilizassem sempre a máscara, pois é a melhor proteção contra a proliferação da covid-19. Reeleito no último domingo (29), quando derrotou nas urnas o atual vice-prefeito Sergio Cechin (PP), Pozzobom agradeceu apoio recebido no segundo turno.

"Estamos sim vivendo um momento difícil. Graças a Deus, Ele me colocou aqui para conduzir nossa cidade, afastando de nós um negacionista", disse o prefeito.

A Feicoop segue neste final de semana com inúmeras atividades on-line. A programação está no site http://www.feicoop.com.br/. Acompanhe as atividades pela fanpage (https://www.facebook.com/feicoop) e no YouTube (https://tinyurl.com/y5uf3gf4).


Texto: Maiquel Rosauro

Assessor de Imprensa - Feicoop


Tag