Arcebispo Dom Mário Antônio reafirma missão da Cáritas no Brasil em favor da vida durante Assembleia

Institucional

28ª Assembleia Nacional 'Cáritas em Sinodalidade, na luta por direitos e justiça socioambiental', que elege nova diretoria, segue até 30/11

Publicação: 28/11/2023

Arcebispo e presidente da Cáritas Brasileira, Dom Mário Antônio, durante missa celebrativa da Assembleia Nacional da Cáritas. Foto: Indi Gouveia/Cáritas Brasileira

O arcebispo de Cuiabá-MT e presidente da Cáritas Brasileira, Dom Mário Antônio, reafirmou, nessa segunda-feira (27), a missão da Cáritas no Brasil em favor da vida de pessoas que ainda sofrem com a exclusão social. Dom Mário falou na cerimônia de abertura da 28ª Assembleia Nacional da instituição “Cáritas em Sinodalidade, na luta por direitos e justiça socioambiental”, que elege a nova diretoria para o quadriênio: 2024-2027.

“Queremos da nossa Assembleia fazer uma saudação a todos vocês que comungam dos ideais da nossa Cáritas Brasileira, que abraçam conosco as causas em favor da vida, sobretudo em decorrência daqueles que são mais necessitados e mais fragilizados no mundo de hoje”, destacou o sacerdote.

A Assembleia Nacional da Cáritas segue até o próximo dia 30 de novembro, no Minascentro, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Momento de propor alternativas reais de conservação da Terra, com ações que garantam que todas e todos tenham direitos e uma vida em harmonia com a Casa Comum.

Dom Mário Antônio reforça ainda o compromisso da instituição, de continuar testemunhando o Evangelho, sendo um sinal do Reino de Deus, seguindo a Jesus Cristo. “Servindo aos nossos semelhantes, mormente os mais pobres, como ele próprio diz no Evangelho de Mateus 25, em favor dos famintos e sedentos, dos nus, dos migrantes, dos encarcerados e também dos doentes”, destacou.

Compromisso e missão que caminham com a mensagem que o Papa Francisco já deixou para a organização: “a Cáritas se propõe a nós como aquela mão estendida que é de Cristo”.

“Cáritas em Sinodalidade, na luta por direitos e justiça socioambiental”

Na Assembleia, ao menos 450 agentes Cáritas presentes em todo o território nacional se reúnem em sinodalidade para pensar em como cuidar da Casa Comum, como propõe o Papa Francisco na encíclica Laudato Si. “O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos”, cita trecho do documento do pontífice.

A urgência dessa reflexão surge dos desafios da crise socioambiental, parte da ação humana predatória e da exploração irresponsável do meio ambiente em nome do desenvolvimento econômico e industrial, que desencadeia em uma sociedade desigual e excludente. Na região Norte do país, por exemplo, apesar das cheias e estiagens dos rios da Amazônia serem um fenômeno natural, nesse ano de 2023 a situação de seca se tornou alarmante, isolando comunidades ribeirinhas e afetando o comércio local.

A Assembleia Nacional é um momento de encontro, reencontro, partilha, reflexão e para a eleição da nova Diretoria da Cáritas Brasileira para o quadriênio: 2024-2027. Ainda durante o evento, ocorre a apreciação e aprovação das contas de 2022, aprovação da inclusão de novas entidades-membro, homologação do Regional Norte 3, e demais assuntos que possam ser deliberados no encontro.

Conforme Valquíria Lima, da coordenação colegiada da Cáritas Brasileira, a Assembleia é o espaço maior de deliberação da Rede Cáritas. Um momento que acontece a cada quatro anos.

“É onde a Cáritas reúne todas as suas entidades-membro, que atualmente são 190 espalhadas por todo território nacional. Onde se delibera, se aprova prestação de contas, relatórios de atividades, balanços contábeis, assuntos derivativos, as orientações estratégicas da organização e as áreas de atuação. Define-se a missão e as prioridades para a Rede Cáritas”, explicou Valquíria.

Confira aqui programação completa.

Mais informações: https://caritas.org.br/

Fotos da Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira