Cáritas RS distribui cestas básicas a comunidades em vulnerabilidade durante pandemia

Com recursos da FBB, doações começaram em abril nas Cáritas Diocesanas de Santa Maria e Santo Ângelo e se estendem no Estado

Publicação: 29/05/2020

Dentre as várias ações da Cáritas RS desde que iniciou a pandemia do coronavírus para amenizar as necessidades básicas de famílias em vulnerabilidade social no Estado, está a Campanha Nacional É Tempo de Cuidar dinamizada com a CNBB que tem como foco principal mobilizar ações de solidariedade através de doações de alimentos, itens de proteção, materiais de higiene e limpeza. Uma parceria importante veio  somar a esse esforço: a Fundação Banco do Brasil (FBB) com a campanha Proteja e Salve Vidas, com o propósito de diminuir o impacto da fome na vida das pessoas. As Cáritas Diocesanas de Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Bagé estão entre algumas regiões contempladas no Rio Grande do Sul.

Pelotas

Na última terça-feira (26), a Cáritas RS em um ato formal na sede do CIBAI Migrações em Porto Alegre, entregou 830 cestas básicas a representantes de entidades e associações que farão a distribuição às famílias atendidas. O Pe. Rudimar, que coordena a distribuição nas ilhas, onde vivem em torno de 12 mil pessoas, disse que vê uma “onda de solidariedade crescendo”. Segundo ele, a população local, maioria recicladores, está sem renda e logo, sem alimento. “O alimento é precioso e eles estão passando por muitas dificuldades, as crianças sem a merenda escolar. Estamos atendendo como podemos”, afirmou o padre, satisfeito que a comunidade das ilhas estava na lista dos beneficiados pela campanha.

Para a Secretária Regional da Cáritas RS, Jacira Ruiz, “a parceria com a FBB veio somar e potencializar os esforços que a Cáritas do Rio Grande do Sul vem fazendo para dar respostas às emergências sociais que a pandemia agravou, deixando famílias totalmente sem acesso aos bens básicos para manutenção de suas vidas devido ao desemprego e falta de renda. A Cáritas em seu compromisso com a defesa da dignidade humana e respeito aos direitos fundamentais faz essa ação emergencial tendo claro que não pode atender todas as demandas, por isso busca priorizar públicos que historicamente sofrem as consequências das injustiças e desigualdades sociais: comunidades indígenas e quilombolas, recicladores, famílias chefiadas por mulheres, migrantes, coletivos de ciganos itinerantes, entre outros. Os recursos disponibilizados pela FBB fez uma grande diferença e estamos muito agradecidos pela oportunidade e confiança estabelecida. Gratidão também à Univens, cooperativa de costureiras de Porto Alegre que doou 1150 máscaras de algodão para essa ação, contribuindo para prevenir a disseminação do Coronavirus”, ressaltou.

Porto Alegre

Na ocasião, o Superintendente Regional do Banco do Brasil, Fábio Ribas, falou sobre a FBB e suas funções como “braço social” do banco que busca auxiliar as pequenas comunidades em programas de geração de renda, como economia solidária em todo o país. “Movimentos que permitam a criação de uma autonomia para essas comunidades, que elas tenham cada vez menos a dependência do poder público, uma qualidade de vida maior com acesso à renda, acesso ao trabalho e uma vida digna”, destacou. “Sabemos que o que estamos fazendo aqui não vai resolver o problema das pessoas, é um alento para alguns dias, mas é importante, e somado a outras ações, vai ajudar muita gente a fazer essa travessia. É certo que o mundo terá que ser diferente depois disso, é o que todo mundo espera é que nós, enquanto cidadãos, provocarmos essa mudança”, completou, referindo-se às ações de solidariedade.

Jacira Poa

Estavam presentes também, Pe. Anderson Hammes, diretor do CIBAI Migrações; James Derson, da Associação dos Haitianos do Rio Grande do Sul;  Dom Adilson Busin, representando a CNBB; Roberto Liebgott, do Conselho Indigenista Missionário - CIMI Sul, Padre Rudimar, Beatriz Gonçalvez e LianeSouza moradores das Ilhas; Mackarena e Andrea Silva da Cooperativa Mundo + Limpo que forneceu produtos de limpeza. Além destes, representando a FBB Tiago Ferreira, Gerente de Relacionamento e Fábio Ribas, Superintendente Regional do Banco do Brasil; Nelson Krupinski e Marilson Mulinari, da Cootap – Cooperativa dos Trabalhadores dos Assentados da Região de Porto Alegre Ltda, da qual foram adquiridos os alimentos orgânicos.

Esta semana também ocorreram entregas em Pelotas, Bagé, no Sul do Estado; e em Passo Fundo, região Norte. Em Pelotas já foram entregues 700 cestas básicas que beneficiaram aproximadamente 2.500 pessoas em vulnerabilidade social. Comunidades indígenas, quilombolas do município e também de Rio Grande, Canguçu e Cristal também receberam os alimentos e produtos de higiene e limpeza. Além entidades e associações responsáveis pelas entregas às famílias da cidade.

Em Bagé, com apoio do Instituto Cultural Pe. Josimo, Jovens Assentados de Hulha Negra e Candiota, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Cooperativa de Produção Trabalho Integração Ltda., os recursos proporcionaram a aquisição de outras 700 cestas básicas que beneficiaram  cerca de 2.800 pessoas também nas localidades de  Pinheiro Machado, Hulha Negra, Candiota,  Aceguá, Dom Pedrito e Livramento. Já em Passo Fundo e região (Gentil, Tapejara, Carazinho, Água Santa, Sertão e Mato Castelhano), foram distribuidas 876 cestas que atenderam cerca de 800 famílias, ou seja, 3.500 pessoas das comunidades indígenas, quilombolas, grupos, pastorais e movimentos sociais. Foram adquiridos com os recursos da Fundação em torno de  30 mil quilos de alimentos.

Ainda em abril, por meio do Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria - Cáritas RS, com os recursos da Fundação, entre outros apoiadores financeiros e 26 apoios locais no município, 1.525 famílias (7.625 pessoas) de 60 comunidades em vulnerabilidade social receberam 32,8 toneladas de alimentos e material de higiene. A ação mobilizou 250 voluntários. Para a coordenadora do projeto, Irmã Lourdes Dill, "foi uma vitória da parceria, da solidariedade na ajuda e doação, resultando na alegria das famílias em receber os frutos desta campanha. Temos a responsabilidade em deixar um planeta melhor do que encontramos". Na Diocese de Santo Ângelo foram entregues 430 cestas básicas beneficiando famílias indígenas, recicladores, migrantes, desempregados, beneficiando aproximadamente 1720 pessoas, de quatro municípios. “É a solidariedade em movimento, contribuindo para que todos tenham vida, conforme mandato e desejo de Jesus”, disse Milton, agente da Cáritas Diocesana de Santo Ângelo.

O município de Caxias do Sul também foi contemplado e adquiriu 150 cestas básicas que estão sendo distribuídas às famílias em vulnerabilidade da região.