COLABORE

CARTILHA ENSINA A CONSTRUIR CISTERNAS DE PLACA

Projetos

Cáritas Regional RS lançou a cartilha em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Publicação: 24/10/2022


A Cáritas Regional RS, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), está disponibilizando para as pessoas interessadas a cartilha “Aprendendo a Construir Cisternas de Placa: uma alternativa de captação da água da chuva”. 

Lançada em 2010, e atualizada em março de 2022, a nova versão da cartilha veio se somar às ações do projeto Prática de Incidência Política: alimentando vidas por direitos, desenvolvido em 10  comunidades do Estado do Rio Grande do Sul com apoio da Misereor. O livreto apresenta um passo a passo de como construir uma cisterna para captar água de chuva, com linguagem clara, simples e acessível, apresentando fotos e dicas. O objetivo é atender as necessidades diárias e suprir emergências, como estiagens e incêndios, além de estimular as futuras gerações nas boas práticas ambientais. 

POR QUE CONSTRUIR CISTERNAS?

Um dos mais persistentes desafios vividos nos últimos tempos no Rio Grande do Sul, como em todo o Brasil, é o impacto das mudanças climáticas, que traz como consequências tempestades intensas de chuvas, ventos e granizos. Ao mesmo tempo, algumas regiões sofrem com as estiagens que, lenta e silenciosamente, afetam a produção agrícola e a pecuária pela falta de água, agudizando a pobreza no campo e a insegurança alimentar das famílias com renda baixa, sem renda ou em situação instável. 

A construção de cisternas para captação da água da chuva é uma alternativa de enfrentamento às estiagens. Assim como ocorre no nordeste brasileiro, no Rio Grande do Sul esta tecnologia social possibilita diminuir os problemas que a falta de água traz para o cotidiano da vida familiar, através do armazenamento de água de qualidade para higiene, limpeza, criação de animais e produção de hortas e pomares.

MAIS INFORMAÇÕES

Quem tiver interesse em obter um exemplar pode entrar em contato com a Cáritas RS pelo fone (51) 3272-1700. 




Tag