COLABORE

Comunidades quilombolas e indígenas se encontraram para compartilhar realidades e saberes

Projetos

Evento proporcionou intercâmbios entre participantes de projetos da Cáritas RS

Publicação: 22/12/2022


No salão arejado da Pousada São Lourenço – espaço conhecido como Pousada dos Capuchinhos -, no alto do Morro Santo Antônio, em Porto Alegre (RS), os conhecimentos ancestrais de indígenas e quilombolas do Rio Grande do Sul se encontraram em uma confraternização de saberes. A celebração fez parte da programação de diálogos e apresentações que ocorreram nos dias 28 e 29 de novembro de 2022, durante o Encontro Estadual de Intercâmbio de Projetos da Cáritas RS. 

“O encontro foi um momento de compartilhar vivências e reconhecimentos mútuos. Além dos conhecimentos sobre saneamento básico e segurança alimentar, a relação entre estes temas e os Direitos Humanos foi foco de aprofundamento. Entre outras coisas, refletimos sobre a água enquanto direito e não mercadoria”, disse Roseli Pereira Dias, assessora de projetos da Cáritas RS. Ao longo dos dois dias, uma metodologia lúdica e participativa incentivou as reflexões de 40 representantes das comunidades inseridas nos projetos “Resiliência em Tempos Desafiantes: ajuda humanitária para migrantes, indígenas e quilombolas” e “Prática de Incidência Política: alimentando vidas por direitos”. Participaram também agentes das seis Arqui/dioceses de municípios onde acontecem os projetos: Santo Ângelo, Erexim, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Pelotas.  



Na mística inicial do encontro de intercâmbio, um cenário lembrava um rio com toda a sua vitalidade. Ao redor dele, pouco a pouco, foram sendo colocados os elementos da natureza que contribuem para a Sociedade do Bem Viver. Neste cenário, as pessoas foram convidadas a escrever em um papel em forma de borboleta suas expectativas com a atividade. 



No momento seguinte, cada comunidade apresentou seus representantes e colocou em um grande mapa do Estado do Rio Grande do Sul as ações dos projetos que estavam sendo realizadas nas mesmas.



Também previsto na metodologia do intercâmbio, o aprofundamento temático teve dois momentos importantes. Inicialmente, motivados por um vídeo sobre segurança alimentar, estabeleceu-se um diálogo participativo, profundo e revelador das memórias, vivências e carências das pessoas e famílias quilombolas e indígenas, reveladoras da negação do direito humano à alimentação adequada, saudável e suficiente. A roda de conversa apontou para diferentes causas, mas principalmente para os retrocessos no Brasil das políticas públicas conquistadas que já haviam tirado o país do mapa da fome. Na sequência, distribuídos em quatro grupos, escutaram músicas diferentes sobre os temas de segurança alimentar e saneamento básico, e foram convidados a apresentar a mensagem das canções e as reflexões de forma criativa aos demais participantes. O resultado deste pequeno exercício foi de grandes revelações. 

Assista aos vídeos no canal da Cáritas RS no Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLSmoYxsRQ07pZjNAabWL2Ao0stUBYQVvE





Exposição Nossos Projetos, Nossas Imagens



No entardecer de 28 de novembro de 2022, a Exposição “Nossos Projetos, Nossas Imagens”, composta por fotografias feitas por integrantes de 20 comunidades quilombolas e indígenas do Estado e por agentes Cáritas retratando cada local, foi inaugurada diante de olhares curiosos. Sobre as mesas, artesanato e comidas típicas dos dois grupos chamavam a atenção, com cores e sabores que instigavam perguntas sobre origens e histórias. 

“Foi um momento lindo, em que as pessoas puderam se reconhecer nas fotos e identificar os membros das comunidades a que pertencem, bem como conhecer por imagens outras comunidades que nunca visitaram”, observou Vanessa Ayres, assessora nacional da Cáritas Brasileira, que participou do Encontro de Intercâmbio e conferiu de perto a mostra.

A exposição de fotografias é uma continuidade à metodologia desenvolvida nas Rodas de Conversa sobre o uso ético de meios de comunicação, especialmente das redes sociais, e como redigir notícias, fazer e publicar fotos. Em 2022 foram realizados três encontros de comunicação com representantes das comunidades quilombolas e indígenas abordando estes temas: em Cruz Alta (região centro), Passo Fundo (região norte) e Piratini (região sul). 

Incentivados pelas Rodas de Conversa, agentes Cáritas e populações locais enviaram suas fotos para a Cáritas RS, que fez uma seleção prévia de 60 fotografias. Elas são registros da vida que pulsa nestas comunidades, em que se vislumbram raízes do passado, desafios do presente e sementes do futuro, sempre na perspectiva da câmera/olhar de quem convive no local. Através das fotografias, é possível conhecer um pouco da riqueza cultura, econômica, política e social de cada grupo, e dos projetos ali desenvolvidos. 

CONFIRA TODAS AS FOTOS AQUI: 

fotos do ENCONTRO ESTADUAL DE INTERCÂMBIO DE PROJETOS DA CÁRITAS RS


Sobre os projetos

O Projeto “Resiliência em Tempos Desafiantes: ajuda humanitária para migrantes, indígenas e quilombolas” tem o apoio da Secours Catholique e da Cáritas Brasileira. Em fase de finalização, é realizado em 20 comunidades indígenas e quilombolas apoiadas por seis Cáritas Arqui/diocesanas. Beneficia diretamente 166 famílias com acesso à água, 101 com banheiros, e nove com esgotamento sanitário.

O Projeto “Prática de Incidência Política: alimentando vidas por direitos” está sendo realizado com apoio da Misereor e Cáritas Alemanha. Com atividades que seguirão ao longo de 2023, é desenvolvido por seis Cáritas Arqui/diocesanas. Estão previstas ações de segurança alimentar em 10 comunidades indígenas e quilombolas. 

A proposta metodológica dos projetos inclui a realização de rodas de conversa sobre a realidade comunitária e reflexões coletivas, aprofundadas, sobre saneamento básico, segurança alimentar e comunicação. No processo de diálogo com as comunidades, agentes das Cáritas Arqui/diocesanas também visitaram as famílias para registrar informações sobre as realidades locais. O resultado foi a construção coletiva de um cadastro quantitativo e qualitativo que permitiu mapear lacunas, necessidades e potenciais destas regiões. 






Tag