COLABORE

Defender a Democracia: um compromisso permanente de todos nós!

Igreja

6ªSemana Social Brasileira RS debate a Democracia nesta quarta-feira (7) . Participam o ex-governador Olívio Dutra e Frei Wilson Dallangnol

Publicação: 06/07/2021





A Constituição Cidadã de 1988 (CF 88) é um marco na nossa história pois instituiu no Brasil o Estado Democrático de Direito. Esta constituição é fruto das muitas lutas sociais do povo brasileiro, especialmente no período da redemocratização, após o golpe militar de 1964.

Mas até chegarmos a constituição Cidadã o caminho foi longo e árduo. Após Constituição Imperial, que foi a primeira do país em 1824, o país passou pela Constituição Republicana e somente em 1934, vislumbrou uma constituição com contornos um pouco mais sociais, entre os quais os direitos trabalhistas. 

Entretanto, esta Constituição durou pouco tempo pois com a Ditadura Vargas, entre 1937 e 1946, de inspiração nazi-fascista, foi gerada uma constituição com centralização do poder, com tribunais de exceção, sem liberdade. Mais tarde, em 1946, veio a Constituição Redemocratizadora que retomou as liberdades políticas e perdurou até o golpe militar de 1964.

O Estado Democrático de Direito inscreveu na CF de 88 direitos sociais e individuais, fortaleceu a idéia de nação e instituiu a Democracia Participativa para garantir também a participação dos cidadãos nos rumos da cidade, Estado e País.

A 6ª Semana Social Brasileira traz o tema da democracia, tão atacada nos dias atuais, como um dos temas estruturantes, intimamente ligados ao Direito à Terra, Teto e Trabalho.

Estarão conosco nesta noite, para partilhar suas reflexões a partir de suas trajetórias de engajamento militante na construção da democracia:

Olívio Dutra: foi sindicalista, deputado constituinte, prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul, Ministro das Cidades no Governo Lula, militante do Partido dos Trabalhadores

Frei Wilson Dallagnol: pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e professor da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (Porto Alegre) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT RS).

A atividade também contará com depoimentos de integrantes de movimentos sociais que trarão contribuições ao debate, a partir de suas vivências: Jair Krischke (Militante dos Direitos Humanos); Luciana Piovezam (Movimento de Mulheres Camponesas); Leila Thomassim (Conselho Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Sul CEAS/RS); Gabriela Silveira (Vice Sul da União Nacional dos Estudantes / UNE)

SERVIÇO:

Quando: Dia  7 DE JULHO, às 19h30

Onde: Pela REDE SOBERANIA (facebook e Youtube) e canais parceiros

Tag