COLABORE

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: “Águas Subterrâneas: Tornando o Invisível Visível”

Projetos

A água é fonte de vida, dom de Deus e um direito humano. Ela é o meio natural a partir da qual a vida se desenvolve.

Publicação: 22/03/2022


A água é para a terra, como o sangue para o corpo: não há vida sem ela. Quando os cientistas pesquisam vida em outro planeta é o indício de existência de água que indica vida ou não. Ela é condição principal para existir vida.

A água é fonte de vida, dom de Deus e um direito humano. Ela é o meio natural a partir da qual a vida se desenvolve. Ela é símbolo de regeneração, pois dá a vida e refaz a natureza. A água, além de seu uso, tem dimensões, valores e significados importantes para as pessoas, povos e culturas. Ela tem dimensão sagrada, religiosa, poética e artística. O Papa Francisco na Encíclica Laudato Si, nos pede para “cuidar da Casa Comum, da água, da terra, enfim da vida”.

Porém, a água, bem de domínio público e indispensável para todas as formas de vida, está sendo cobiçada pelo modelo capitalista em nova fonte de exploração e acúmulo de riqueza. Muitas empresas querem governos que privatizam os recursos hídricos para que possam mercantilizar a água. Além da privatização, o esgoto doméstico, o uso de agrotóxicos e adubos químicos, o esgoto industrial, os dejetos de animais, os garimpos, o uso intensivo para irrigação às monoculturas, o desperdício, o lixo, as construções de barragens e o desmatamento são fatores que fazem a água perder qualidade e quantidade.

Neste novo desafio para a humanidade, é urgente tomarmos atitudes de recuperação e de preservação dos recursos naturais. Podemos tomar atitudes pessoais e familiares. Porém, se nossas atitudes forem tomadas em conjunto e em comunidade, elas terão um efeito multiplicador.

Buscando contribuir na discussão e na busca de alternativas de desenvolvimento sustentável que respeite a biodiversidade e promova o bem viver, a Pastoral Operária/RS, a Comissão Pastoral da Terra/RS e Cáritas/RS propõem a construção de cisternas de placas como alternativa de captar e guardar a água de chuva, desenvolvendo um processo participativo, solidário e comprometido com a vida e a justiça social. O envolvimento não é somente no sentido de repassar a técnica de construção da cisterna, mas potencializar o protagonismo social na área ambiental, envolver as pessoas no processo sócio-político, educativo e cultural e construir autonomia frente à problemática da água.

A cisterna é um jeito simples e barato de ter água potável próximo a casa. Cada família, seja na roça ou na cidade, pode ter sua cisterna e desenvolver formas de preservação e de captação de água da chuva. A vida das futuras gerações depende da nossa capacidade de cuidar e de preservar a grande casa comum: o planeta terra.

A campanha 60 mil motivos, lançada por ocasião do jubileu dos 60 Anos da Cáritas RS, “cujo objetivo é arrecadar recursos que serão destinados para construir cisternas em lugares que sofrem com a falta de água”, ainda está ativa. Para apoiar a campanha, basta fazer a doação de 60 reais ou outro valor para a chave PIX: caritasrs@caritasrs.org.br ou depósito bancário para Banco do Brasil, ag. 0010-8 c/c 29987-1.

A cartilha “Aprendendo a Construir Cisterna de Placas” está disponível para toda a comunidade ao preço de R$ 5,00 cada. Informações de como adquiri-las:

Cárita RS – Telefone: (51) 3272 1700

CPT – E-mail: cptdors@gmail.com



Tag