COLABORE

Feirão Colonial Semanal de Santa Maria completa 29 anos de história

Geral

Criado em 1º de abril de 1992, com a participação dos grupos associados ao Projeto Esperança/ Cooesperança e consumidores conscientes

Publicação: 30/03/2021

O FEIRÃO COLONIAL Semanal faz parte das atividades do Projeto Esperança/Cooesperança, setor vinculado ao Banco da Esperança da Arquidiocese de Santa Maria. Foi criado em 1º de abril de 1992, com a participação efetiva e comprometida dos Grupos Rurais e Urbanos associados ao Projeto Esperança/ Cooesperança e da Rede Esperança. Participam os consumidores que tem consciência do consumo de produtos saudáveis de qualidade, para a defesa da Vida e Saúde e dos grupos organizados na região central-RS do Território da Cidadania.

A Gestão do FEIRÃO COLONIAL é feita de forma colegiada, participativa, interativa e autogestionária entre a Equipe do Projeto Esperança/Cooesperança e os grupos associados, nos diversos segmentos de atuação do mesmo. É a Economia Solidária e a Agricultura Familiar Camponesa que se fortalece na região central-RS, que gera trabalho, renda e Desenvolvimento Regional na visão do “Pensar Global e Agir Local”, com a preocupação de oferecer alimentos saudáveis e no cuidado da Vida e Saúde.   A Comercialização se dá de forma direta entre o produtor organizado e do consumidor/a consciente.

O consumidor/a fica sabendo quem produziu o produto que ele consome e se cria uma relação de confiança mútua, solidária, comprometida, interativa e autogestionária. No Feirão Colonial, realiza-se a venda direta do produtor ao consumidor, eliminando assim o atravessador, fortalecendo o Desenvolvimento Regional, Solidário, Sustentável e Territorial em vista do Bem Viver.

Todos os participantes se comprometem na melhoria da qualidade dos produtos do FEIRÃO COLONIAL que fortalece a consciência e a prática do Comércio Justo, Consumo Ético e Solidário, entre produtores e Consumidores organizados e conscientes. É um encontro alegre e festivo que se repete todos os sábados com a integração de todas as classes sociais. É um espaço importante para o debate e troca de idéias e troca de experiências bem sucedidas a nível urbano e rural. É um projeto regional de grande envergadura organizativa,  com   os  princípios   da  Economia  Solidária.

O espaço físico do FEIRÃO COLONIAL congrega o Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter e que tem um espaço importante, através de projetos com apoio das três esferas do Governo Municipal, Estadual e Federal.  É  um projeto  da  Arquidiocese  de  Santa  Maria.

Os FEIRÕES COLONIAIS realizam-se a cada sábado das 7h às 11h30min, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, à rua Heitor Campos, snº, ao lado do Colégio  Estadual Irmão José Otão, Santa Maria, RS, cujo espaço foi construído com  esta  finalidade, com apoio da Arquidiocese de Santa Maria e recursos de Políticas Públicas e com apoio significativo da Caritas Brasileira, da Caritas RS e da Caritas Arquidiocesana de Santa Maria,  UFSM (Universidade Federal  de Santa Maria), Prefeitura Municipal de  Santa  Maria,  entre  outros  apoios.

A prática da Economia Solidária e o Cooperativismo estão fundamentados na Cooperação, Autogestão, Produção Coletiva e Agroecológica, Comercialização Direta, justa distribuição de Renda, Solidariedade, Comércio Justo, Consumo Ético e Solidário, Agricultura Familiar Camponesa e com a lógica econômica que  o ser humano e  o trabalho, acima do capital. Visa formar novos sujeitos para o exercício da cidadania e inclusão social, construindo  um Projeto Democrático, Popular e Sustentável em  vista  do  Bem  Viver,  cuidado  da  Casa  Comum, o Planeta Terra.

O FEIRÃO COLONIAL de Santa Maria, faz parte da Rede COMSOL, uma Rede Brasileira de Comercialização Solidária de 200 Pontos Fixos de Comercialização Solidária de Empreendimentos Solidários e parceria com os demais Pontos fixos de Comercialização Solidária do Brasil.  Hoje participam do Feirão Colonial e igualmente do Projeto de Rede Esperança, Grupos Urbanos e Rurais da Região Central RS, além de representantes de outros Países, pessoas que moram em Santa Maria, como da Hungria, Colômbia, Venezuela e Taiwan.

O Projeto  Esperança/Cooesperança  faz  parte  do  também  do  Projeto Coprodução  de  Soluções  em  Redes, para o  Desenvolvimentos Sustentável Territorial de 12 Redes  da  Caritas  Brasileira,  como  Rede Esperança.  Agradecemos à todas as pessoas, Organizações Parceiras, Gestores Públicos,  Universidades, especialmente a UFSM (Universidade Federal  de Santa Maria), Prefeitura Municipal de  Santa  Maria, Entidades, Movimentos Sociais, Consumidores e Veículos de Comunicação que contribuem no fortalecimento e na realização deste importante trabalho que congrega, articula e fortalece a integração regional de experiências alternativas de produção e de Comercialização Direta, produzindo alimentos saudáveis. Esta é uma trajetória de grandes desafios, mas também de muitas lutas e avanços na caminhada destes 29 anos ininterruptos do Feirão Colonial, como  uma “ Experiência Aprendente  e  Ensinante”.

Este trabalho, sintetiza o que retrata o sábio Provérbio Chinês, colocado neste conteúdo: “Se quiseres planejar para um ano: plante cereais. Se quiseres planejar para 30 anos: plante árvores. Se quiseres planejar para 100 anos: organize e motive a organização do Povo”.  Os  29  anos   do  Feirão  Colonial  se  enquadram  neste importante Provérbio.

Texto: Irmã Lourdes Dill

Coord. do Projeto Esperança/Cooesperança/