COLABORE

IR. LOURDES DILL RECEBE MEDALHA DO MÉRITO FARROUPILHA

Institucional

“Esse prêmio pertence à economia solidária de Santa Maria, do Brasil e do mundo. Essa premiação não é minha, ela é nossa” (Ir. Lourdes Dill.

Publicação: 04/04/2022


A manhã do dia 02 de abril/22 foi marcada por fortes emoções em Santa Maria/RS. Foram comemorados os 44 anos do Banco Esperança, os 35 anos do Projeto Esperança Cooesperança e os 30 anos do Feirão Colonial, tradicionalmente realizado todos os sábados, no Centro De Referência De Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

A pessoa que desde o início esteve mobilizando e articulando as inúmeras ações que estes três espaços desencadeiam é a Ir. Lourdes Dill, a quem Dom Ivo Lorscheiter, quando Bispo de Santa Maria, confiou esta missão. Uma notícia desafiadora para a comunidade foi anunciada no final do ano passado, a transferência da Ir. Lourdes, de Santa Maria para a Diocese de Barra do Corda no Maranhão, o que trouxe perplexidade e sentimentos desencontrados às pessoas que acompanham sua trajetória eclesial, social, organizativa e de incidência em políticas de direitos.

Neste ato, em homenagem e reconhecimento por sua atuação na Economia Solidária, a Assembleia Legislativa, na pessoa de seu presidente, Deputado Valdeci de Oliveira, entregou a Medalha do Mérito Farroupilha, maior condecoração do Parlamento Gaúcho, à Ir. Lourdes Dill.

Várias representações usaram o espaço com voz embargada para dirigir à Ir. Lourdes suas mensagens e reflexões. O proponente da homenagem, Dep. Valdeci, afirmou que “a economia solidária em Santa Maria é uma referência para o Brasil e para o mundo. E a Irmã Lourdes doou a sua vida a este projeto, estando sempre ao lado de quem é excluído. Por isso, essa homenagem, apesar de ser a maior do Parlamento, é muito pequena perto da grandiosidade do coração dessa mulher”.

Por sua vez, a homenageada utilizou seu discurso para reforçar o caráter coletivo da homenagem. “Esse prêmio pertence à economia solidária de Santa Maria, do Brasil e do mundo. Essa premiação não é minha, ela é nossa.”

A Cáritas RS esteve representada no ato por 10 agentes diocesanos e sua Secretária Executiva, Jacira Dias Ruiz, a qual usou seu espaço de fala, para expressar gratidão à Ir. Lourdes por sua contribuição e inspiração para a Rede Cáritas, tanto pela sua participação nos espaços de gestão regional e nacional como pelo ousadia e compromisso profético no trabalho junto aos preferidos de Deus, os empobrecidos. "Não temos palavras que expressem o significado desse momento. Gostaríamos de dizer tanto a essa pessoa que amamos e que é companheira de missão da Cáritas Brasileira por mais de 30 anos. Sua transferência nos pegou de surpresa no final do ano e nos fez refletir muito sobre seu significado", destacou.

No ato também houve o lançamento da revista “O Legado de uma Utopia Chamada Esperança”, que resgata o histórico dos processos desencadeados ao longo de décadas de semeadura; o lançamento da 28ª FEICOOP; e a apresentação da nova coordenação e das comissões de trabalho para a continuidade das atividades. "O Projeto Esperança Cooesperança é a concretude de que um outro mundo é possível. E a Ir. Lourdes, aqui, ou lá em Barra do Corda no Maranhão, seguirá semeando esperança, solidariedade, justiça", afirmou Roseli Dias, assessora da Cáritas RS, também presente no ato.



Tag