COLABORE

Mutirão pela Vida de Quem tem Fome: Dia de Corpus Christi para arrecadação de alimentos

Igreja

Ações fazem parte da Semana Social Brasileira no RS e também da campanha É Tempo de Cuidar

Publicação: 04/06/2021




Candelária, RS - Arquidiocese Santa Cruz do Sul

Celebrações de exemplos de amor ao próximo marcaram o dia de Corpus Christi nesta quinta-feira (3). Em tempos de pandemia, crise econômica e desemprego, a fome voltou a fazer parte da vida dos brasileiros. Em vista disso, a Semana Social Brasileira no RS, por meio da campanha Mutirão pela Vida de Quem Tem Fome, com apoio da Cáritas Brasileira Regional RS, que está engajada na arrecadação de recursos e alimentos desde o ano passado na campanha É Tempo de Cuidar, incentivou e apoiou as Caritas Arqui/Diocesanas a promoverem arrecadação de alimentos não-perecíveis durante as celebrações  do dia de Corpus Christi. 


Santa Maria, RS - Diocese de Santa Maria

A Diocese de Santa Maria, que já havia promovido essa ação em anos anteriores, vai contemplar 500 famílias com cestas básicas. Na Diocese de Vacaria, a Paróquia Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá coletou alimentos que serão repassados à Pastoral do Pão de Lagoa Vermelha e divididos entre 24 famílias. Também houve coleta na Paróquia São João Batista, de Sananduva. Em Candelária, Diocese de Santa Cruz do Sul, a coleta foi um mutirão e a doação foi chamada de Festa da Partilha envolvendo voluntárias/os para coleta de porta em porta.

Em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, a Diocese arrecadou alimentos e roupas durante as missas realizadas no dia. Em outros municípios da Diocese também teve doações: em Picada Café, as doações foram feitas na Paróquia da Joaneta, Paróquia Santo Inácio de Loyola. Assim como em paróquias de Araricá, Estância Velha, Nova Hartz, Gramado, São Leopoldo, entre outras. 


Novo Hamburgo, RS - Diocese de Novo Hamburgo

Na Diocesana de Bagé, a arrecadação ocorreu nas paróquias, em pontos de coletas e o Colégio Católico Espírito Santo de Bagé realizou um tapete solidário na frente à escola.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, Canoas arrecadou em várias paróquias, entre elas, Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Todas as doações serão criteriosamente destinadas às famílias que se encontram em insegurança alimentar e que são acompanhadas pelas Pastorais Sociais, pela Caritas e Igrejas locais. O corpo de Cristo é o corpo da pessoa empobrecida, injustiçada, migrante... “Tive fome e me deste de comer.” (Mt. 25,35-45). Nosso compromisso é para que haja “pão o em todas as mesas...”


Colégio Católico Espírito Santo de Bagé, RS - Diocese de Bagé



Ibiriçá, RS - Diocese de Vacaria



São Leopoldo, RS - Diocese de Novo Hamburgo



Tag