COLABORE

Pela vida, por direitos, por justiça social, o Grito dos Excluídos e Excluídas deixa seu recado

Geral

Em vista da forte chuva, em Porto Alegre, o ato ocorreu embaixo do viaduto da Av. João Pessoa, com discursos de protesto e música

Publicação: 09/09/2021


Um Grito pela  “Vida em primeiro lugar”, por direitos, por justiça social.  Movimentos sociais, entidades, religiosos, partidos políticos, sindicatos, estudantes e comunidade em geral reuniram-se para o 27º Grito dos Excluídos e Excluídas no dia 7 de setembro em todo país. Em Porto Alegre, os gritos de ordem foram pelo direito à moradia, pelo não desmonte das políticas públicas, pelo não ao marco temporal na questão dos povos originários, pelos direitos civis, por justiça social. A Cáritas RS somou voz no ato.

Os discursos de protestos foram embalados por música, apresentações de percussão, poesia e gritos uníssonos por direitos. As Arqui/diocesanas gaúchas também fizeram coro ao Grito no interior. Em Pelotas, vários eventos pela cidade, entre eles, um roteiro inter-religioso para levar mística e pluralidade nas vozes. Já em Bagé, uma roda de conversa online com reflexões sobre os temas da Conjuntura (Grito/SSB/  o Vídeo da CNBB e a Carta da Cáritas Brasileira) além de pontuar alguns compromissos com a resistência.

Veja imagens do 27º Grito

Porto Alegre (Fotos Cátia Chagas/CáritasRS):












Pelotas ( Fotos Cáritas Pelotas)








Em Bagé (foto: Cáritas Bagé)




Ascom/Cáritas RS

Tag