COLABORE

RODA DE CONVERSA DA CÁRITAS RS

Institucional

A Cáritas RS promoveu uma roda de conversa com o tema: “Guerra na Ucrânia, desafios e perspectivas da (nova?) ordem mundial".

Publicação: 12/03/2022


A Cáritas RS, promoveu no dia 11 de março, uma roda de conversa com o tema: “Guerra na Ucrânia, desafios e perspectivas da (nova?) ordem mundial”.

A atividade foi online e teve a participação de agentes vinculados a Cáritas, pastorais, organizações e pessoas interessadas e sensibilizadas pelo tema.

Quem orientou a reflexão, foi o professor de Filosofia Política do Programa de Pós Graduação em Filosofia da Unisinos, Castor Bartolomé Ruiz. Com elementos históricos, geográficos, religiosos e sociais, ele provocou os participantes a uma maior compreensão do fenômeno da guerra.

Em sua explanação, o professor afirmou que “a guerra é o pior dos males e a pior solução, na qual toda a humanidade sai perdendo”. Também lembrou qual deve ser o posicionamento dos cristãos diante deste acontecimento: “como cristãos, nosso posicionamento deve ser a não violência ativa e crítica, olhando a guerra a partir das vítimas”.

Outra reflexão provocada pelo professor é sobre o tratamento midiático dado a esta guerra: “em outras guerras promovidas pela OTAN, na Iugoslávia e pelos Estados Unidos na Síria, no Iraque e no Afeganistão, não havia cobertura da imprensa. Na guerra da Ucrânia, entretanto, as imagens entram nas nossas casas 24 horas por dia. Por quê?”

A Cáritas RS agradece aos participantes e ao professor Castor, pelo momento de partilha e reflexão oportunizados. Para a assessora da Cáritas Regional, Roseli Pereira Dias, a roda de conversa “foi uma oportunidade de reflexão a partir de informações históricas e geopolíticas que não temos acesso por meio da mídia convencional”.


 

Tag