COLABORE

Série de debates marcam a 6ª Semana Social Brasileira no Rio Grande do Sul

Geral

Serão três encontros até dezembro promovidos pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora CNBB Sul 3 e parceiros.

Publicação: 06/10/2020



A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora CNBB Sul 3 e parceiros realizarão nos meses de outubro, novembro e dezembro, três eventos “ao vivo” sempre no dia 7 de cada mês às 19h30, pela Rede Soberania e redes parceiras. 

Essas atividades integram o processo de mobilização e reflexão temática da 6ª Semana Social Brasileira. 


TERRA E TERRITÓRIO

Nesta quarta-feira, 7 de outubro,, às 19h30, o tema em debate será “Terra e Território”. Participarão desta atividade como convidados Kunha Marai, Talcira Gomes - líder Mbya Guarani  da Retomar a Para Rolê - Rio Grande; Angelica da Silva Pinto – da comunidade quilombola de Julio Borges / Salto do Jacuí e  

Juarez Righez, presidente da Cooperativa Ecológica de Ipê. A atividade contará com as reflexões de Frei Sergio Goergen – do Movimentos dos Pequenos Agricultores e mediação de Roberto Antônio Liebgott, do Conselho Indigenista Missionário (CIMI/Sul). 

Sobre o tema: a luta pelo direito à terra marca a história de nosso país. A chegada dos imigrantes europeus, por exemplo, para povoar o estado, ignorou as presenças e culturas  existentes, especialmente dos indígenas. Comunidades que viviam livremente nas matas e nos campos, no confronto pela continuidade de sua existência e liberdade, foram reduzidos a poucos milhares em reservas indígenas ou acampamentos em beiras de estrada. 

Mas a disputa permanente pela terra, encurralou a todos e fez com que  muitos migrantes pobres e seus descendentes ficassem à margem deste direito, se tornassem trabalhadores assalariados rurais ou migrassem para centros urbanos. Esta realidade provocou o surgimento de movimentos sociais e organizações que possuem como foco de suas ações a luta pelo direito à terra.


Serviço

O que:  evento on line ao vivo “Terra e Território”

Quando: Quarta, 7 de outubro

Hora: 19h30

Local: Facebook Rede Soberania e parceiros


Tag