Visitantes da Feicoop terão que apresentar comprovante de vacinação

A Feira segue todos os protocolos de segurança sanitária propostos pela OMS.

Publicação: 06/10/2021

O Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria/RS, está quase pronto para receber as atividades presenciais da 27ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop). O evento iniciou em 3 de outubro com atividades on-line. A feira presencial começará na sexta (8) e seguirá até domingo (10), com entrada gratuita, mediante apresentação de comprovante de vacinação contra covid-19.

“Todos devem levar o comprovante de vacina. A pessoa tem que se motivar de estar viva. Não é pedir demais”, solicita a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança irmã Lourdes Dill. Quem não tiver a carteira de vacinação em mãos pode baixar o aplicativo Conecte Sus que emite o comprovante de vacinação no smartphone. O aplicativo está disponível para usuários Android, via Play Store, e iOS, na App Store.  “Temos que ter responsabilidade com os cuidados contra o covid-19 e respeito ao próximo. Vamos seguir todos os regramentos de prevenção ao vírus”, explica irmã Lourdes.

Para evitar aglomerações, não será realizada abertura oficial da feira, ato que tradicionalmente reúne um grande público na Praça da Alimentação. Também será usado um contador eletrônico, cedido pelo Clube Recreativo Dores, para garantir o controle de acesso seguro à feira. Além de apresentar o comprovante de vacinação, todos os visitantes são obrigados a usar máscara de proteção facial. Nos pavilhões da Feicoop será disponibilizado álcool em gel. Não será permitido o consumo de bebidas e alimentos fora da Praça de Alimentação.

Pavilhões

Nesta quarta-feira (6), teve início a montagem dos espaços dos expositores, cujo trabalho será concluído na tarde desta quinta (7).  A Feicoop deste ano marcará a estreia de centenas de equipamentos para feiras, que beneficiam consumidores e feirantes, adquiridos via emendas parlamentares.

Montagem dos espaços dos expositores da Feicoop será finalizado nesta quinta-feira (7). Foto Maiquel Rosauro

A licitação para adquirir os equipamentos foi executada pela Prefeitura de Santa Maria, tradicional parceira do Projeto Esperança/Cooesperança, braço da Arquidiocese de Santa Maria e responsável pela organização dos grupos de Economia Solidária na região.

Comércio justo e consumo ético e solidário

A feira diferencia-se pela realização de práticas do comércio justo e consumo ético e solidário, trocas solidárias com moeda social e atividades de formação e interação. Não há consumo de cigarros e bebidas alcoólicas (vinhos e cervejas artesanais vendidos na Feira não devem ser consumidos no local) e a água não é comercializada durante o evento. A Economia Solidária entende que a água é um bem universal e um patrimônio da humanidade (são disponibilizados bebedouros com água filtrada nos pavilhões da feira). Refrigerantes também não são vendidos. Os produtos oferecidos na Feira são de procedência ecológica. A organização do evento trabalha com a teoria e a prática, articulando campo, cidade e as diferentes culturas e etnias.

A Feira

A 27ª Feicoop é promovida pela Arquidiocese de Santa Maria via Banco da Esperança - Ação Social, Projeto Esperança/Cooesperança, Rede Esperança; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Prefeitura Municipal de Santa Maria, Cáritas Brasileira, Cáritas Rio Grande do Sul, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Comissão Pastoral da Terra no Rio Grande do Sul (CPT/RS), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), 6ª Semana Social Brasileira (6ª SSB), entre outros. O patrocínio é do Ministério da Cidadania e Sicredi Região Central/RS.

Confira a programação da 27ª Feicoop.

Horários de funcionamento da feira presencial

A manhã de sexta-feira (8) está reservada para a chegada dos grupos de Economia Solidária e Agricultura Familiar. Em função do covid-19, este ano, apenas expositores do Rio Grande do Sul participarão da feira. Abaixo, confira os horários de comercialização da 27ª Feicoop:

Sexta-feira (8) - 13h às 17h

Sábado (9) - 7h às 17h

Domingo (10) - 8h às 17h

Informações

Para mais informações, entre em contato com o Projeto Esperança/Cooesperança pelos telefones (55) 3223-0219, (55) 996-856-282 (WhatsApp) ou (55) 999-506-282 (Vivo).

E-mails: feicoopsantamaria@gmail.com ou projeto@esperancacooesperanca.org.br.

Site: https://cooesperanca.wixsite.com/novosite

Facebook: www.facebook.com/feicoop