English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

16º Encontro de Sementes Crioulas resgata alimentos e fortalece a agricultura camponesa e familiar | Cáritas Santa Cruz do Sul

19 de julho de 2016

Celebração da vida, incentivo do cultivo de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos promovendo a agroecologia e fortalecendo a agricultura camponesa e familiar a partir do resgate das sementes crioulas: este é o objetivo do 16º Encontro de Sementes Crioulas vai acontecer dia 27 de julho na cidade de Arvorezinha/RS, próximo a cidade de Santa Cruz do Sul. Além de servir para a troca de sementes entre os agricultores e agricultoras, haverá trocas de experiências entre os participantes do evento com uma programação que completa o dia todo de atividades.

sementes crioulas e EJR 2

Troca-troca de sementes crioulas na edição de 2015 no município de Progresso/RS.

Os encontros diocesanos ocorreram desde 2001, em diversas localidades: Santa Cruz do Sul (3 vezes), Venâncio Aires (2 vezes), Arroio do Meio, Rio Pardo, Pouso Novo, Encruzilhada do Sul, Erveiras, Passo do Sobrado, Vale do Sol, Cruzeiro do Sul e Progresso. Agora será a vez de Arvorezinha. Nestes encontros já participaram cerca de 6.000 pequenos/as agricultores/as da Diocese e região.

Por que isto se torna importante? É bom lembrar que sementes “crioulas” são as sementes originais, autênticas por natureza. Nossos antepassados assim as conheceram e foram cultivando, multiplicando, consumindo, trocando entre vizinhos e guardando para o plantio. Hoje, os/as agricultores/as são cativos de Empresas Multinacionais, que detêm o monopólio das sementes, as quais não são mais crioulas, mas híbridas ou transgênicas.

Participação em encontros Diocesanos de Sementes Crioulas

Sementes crioulas é soberania alimentar! Nós mesmos sendo dono dos nossos alimentos.

A organização é da Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul-ASDISC (Cáritas Santa Cruz do Sul)/Projeto Sementes Crioulas Sementes da Vida junto com Comissão Pastoral da Terra Diocese de Santa Cruz do Sul, Paróquia São João Batista e CPT-RS; apoio de  Cáritas RS, Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul (Comarca de Arvorezinha) e articulação da Agroecologia do Vale do Taquari-AAVT.

Será que as próximas gerações ainda vão conhecer alguma semente crioula? Por isso, se você tem interesse em conhecer e/ou partilhar alguma experiência quanto ao cultivo de sementes crioulas, venha participar. E se você já está cultivando, não se esqueça de trazer algumas sementes para partilhar com os interessados.

Estamos aguardando a todos de braços abertos.

Pe. Paulo Hoffmann

(trecho adaptado pela assessoria de imprensa da Cáritas RS)

Data: 27/07/2016, quarta-feira

Local: Salão Paroquial de Arvorezinha – RS

Horário: 07:30 – 17h

Inscrições prévias necessárias

 

Programação:

7h30min até as 8h30min –Chegada/acolhida aos participantes e inscrições.

9h-Momento de abertura e apresentação das caravanas e municípios.

9h30min – Momento de mística e espiritualidade – Padre Paulo Hoffmann e grupo de agricultores e agricultoras locais.

10h15min – Alimentação atual e o desafio de preservar as sementes crioulas – Tatiane Turatti – Nutricionista da EMATER de Doutor Ricardo.

11h30min- Debates e questionamentos sobre o tema exposto.

12h-Almoço.

12h30min até as 13h30min – momento cultural com artistas locais, e tempo para visita as bancas de exposição de sementes crioulas.

14h – Experiências: Cultivo Orgânico de Erva-Mate Banco de Sementes Crioulas de Erexim

15h- Partilha solidária de sementes crioulas entre os participantes.

16h-Avaliação e bênção de envio.

Agricultoras, agricultores e jovens da roça, tragam suas sementes (sementes crioulas diversas e mudas crioulas) identificadas com: nome das sementes e o seu nome.

Vídeo de edições passadas:

Para que a organização do encontro possa providenciar almoço para todos, bem como lanche e outros materiais, solicitamos que todos e todas façam a Inscrição do seu grupo ou caravana de preferência até 14 de julho pelo telefone da secretaria da paróquia São João Batista de Arvorezinha – (051)-3772-2146 ou por e-mail com a CPT Diocesana penaterra@ibest.com.br

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br