29 de novembro: Caritas RS participa da-campanha #diadedoar 2016 e convoca todos e todas a fazerem parte da sua Rede Permanente de Solidariedade

22 de novembro de 2016

“Repensar a solidariedade não é simplesmente ajudar os mais pobres, mas repensar globalmente em todo o sistema: como reformá-lo, como corrigi-lo em modo coerente com os direitos fundamentais do homem, de todos os homens. A esta palavra, “solidariedade”, não bem vista pelo mundo financeiro, é preciso restituir a sua merecida cidadania social.”

– Papa Francisco

O #diadedoar é uma grande campanha mundial que promove a cultura de doação no Brasil e no mundo, aproximando os indivíduos das organizações da sociedade civil. É um movimento, um incentivo à ação para termos um país mais generoso e solidário. Este ano o #Diadedoar será comemorado no dia 29 de novembro, terça-feira; e é também neste dia que a Cáritas Brasileira – Regional do Rio Grande do Sul (Cáritas RS) convida todos e todas a fazerem parte da sua Rede Permanente de Solidariedade, contribuindo com o trabalho da entidade que vem sendo feito há mais de 50 anos em defesa da vida ameaçada por todo o estado.

Lá fora, o #diadedoar tem nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”, e vem para quebrar uma sequência de datas comerciais já famosas, como o BlackFriday e CyberMonday. Criada em 2012 por uma organização americana chamada 92Y, que fica em Nova Iorque, hoje a Campanha está no mundo todo; no Brasil ela foi realizada pela primeira vez em 2013. Hoje ela é organizada pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no país.

A Cáritas é uma rede de pessoas organizadas em grupos, comunidades, paróquias que contribuem para a vivência da solidariedade, construção da cidadania e fortalecimento da democracia e da organização popular, em vista de uma sociedade justa e solidária. Além disso, como história da ONG se iniciou na ajuda humanitária em situações de emergências e desastres socioambientais em diferentes lugares do mundo, esta também continua sendo uma grande inspiração da nossa organização: defesa, promoção da vida e sociobiodiversidade.

Entre 2011 e 2015, no Rio Grande do Sul, ajudamos mais de 55 mil pessoas em situação de emergência socioambiental e insegurança alimentar; mais de 40 mil pessoas foram mobilizadas pela luta e garantia de direitos; transformamos a vida de mais de 44 mil pessoas apoiando projetos de geração de trabalho e renda.

O Brasil inteiro vai se mobilizar pelo #diadedoar: milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros vão apoiá-las, doando e tornando pública a sua doação, a partir do uso da hashtag #diadedoar nas mídias sociais. Para os que apoiarem a Cáritas, indicamos que seja usado a hashtag #CaritasRS.

Deixamos aqui o convite para você participar do #diadedoar de 2016 contribuindo com a Rede Permanente de Solidariedade da Cáritas RS de acordo com as suas possibilidades. Lembre-se: a solidariedade transforma vidas – e você pode fazer parte desta mudança!

Todos os dias é dia de doar. Uma vez por ano nós celebramos a doação! 29 de novembro: este é o #diadedoar 2016!

Para doações financeiras:

depósito em conta corrente

Banco do Brasil – Agência 1248-3 – Conta corrente: 55450-2

cartão de crédito

pelo site da Rede Permanente de Solidariedade (clique aqui).

Para voluntariar ou oferecer algum serviço acesse o site rs.caritas.org.br/novo/rps ou nos contate por telefone/email > 51 32721700 ou caritasrs@caritasrs.org.br

Conheça mais das nossas ações e projetos no nosso site: rs.caritas.org.br

Siga-nos e fique por dentro de tudo o que acontece: www.facebook.com/CaritasRegionalRS