English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

41ª Assembleia da Cáritas Rio Grande do Sul inicia em Santa Cruz do Sul com visita à guardiões de sementes crioulas

26 de novembro de 2015

O encontro reúne representantes de todas arquidioceses do Estado e irá tratar de temas institucionais e de trabalho em favor da vida que a entidade realiza, além de escolher os líderes para o próximo quadriênio.

A Cáritas Brasileira – Regional do Rio Grande do Sul (Cáritas RS) em sua 41ª Assembleia Estadual em Santa Cruz do Sul nesta última quarta-feira, 25/11. O evento, que ocorre até sexta-feira, tem como tema Missão, Gestão e Solidariedade a Serviço da Vida e pretende aprofundar a reflexão sobre o tema Gestão da Rede Cáritas, inspirando os participantes para a reflexão, avaliação e projeção da caminhada evangelizadora em favor da vida.

Desta maneira, serão avaliados os processos de gestão compartilhada, a atuação em rede, a incidência das ações da Cáritas RS sobre a realidade, a inserção de seu trabalho nos espaços da Igreja e a garantia de sustentabilidade institucional. Além disso, ao final do encontro, na sexta-feira, será escolhida a próxima direção da organização que assumirá para o próximo quadriênio.

A mesa de abertura da Assembleia foi composta por: Frei Albano Bohn – Presidente da Ação Social Diocesana de Santa Cruz do sul (Asdisc), Dom Canísio Klaus – Bispo Diocesano de Santa Cruz do Sul e Referencial da Cáritas RS, Marinês Besson – Secretária Regional, Nilza Macedo –  Presidente do Conselho  Estadual da Cáritas RS, Luiz Claudio Mandela – representante da  Cáritas Brasileira  e Ir. Lourdes Dill – Coordenadora do Projeto Esperança Cooesperança de Santa Maria e recém eleita vice-presidente da Cáritas Brasileira.

Da direita para esquerda: Frei Albano Bohn, Dom Canísio Klaus, Luiz Claudio Mandela, Nilza Macedo, Marinês Bessonl e Ir. Lourdes Dill.

Da direita para esquerda: Frei Albano Bohn, Dom Canísio Klaus, Luiz Claudio Mandela, Nilza Macedo, Marinês Bessonl e Ir. Lourdes Dill.

As Cáritas (Arqui)Diocesanas presentes são as das regiões de Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Bagé, Pelotas, Santo Angelo, Caxias do Sul, Porto Alegre, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande e Cruz Alta. Também estão presentes convidados das Pastorais Sociais e CNBB Sul 3 – Waldir Bohn Gass – além de toda equipe do Secretariado Regional.

A programação do dia começou, com a mística & espiritualidade, apresentação de todos participantes e chamada para composição da mesa. À tarde, foi realizada visita ao Banco de Sementes Crioulas na comunidade Malhada, em Passo do Sobrado. No local foram apresentadas experiências e conhecimentos dos guardiões de sementes/agricultores da região, seguido de uma confortante confraternização entre todos.

Troca de experiências na Comunidade Malhada, em Passo do Sobrado.

Troca de experiências na Comunidade Malhada, em Passo do Sobrado.

Dom Canísio Klaus abençoa as sementes trocadas entre o grupo

Dom Canísio Klaus abençoa as sementes trocadas entre o grupo

Importante ressaltar que nesta propriedade que foi visitada está em andamento um projeto apoiado pela Cáritas RS em conjunto com a ASDISC e, já em janeiro do próximo ano, receberá um biodigestor.

“De fato, assim como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, são um só corpo, assim também é Crristo. Todos nós fomos batizados num só Espírito para sermos um só corpo.” – 1Cor 12, 12-13ª

Conheça o trabalho da Cáritas Brasileira – Regional Rio Grande do Sul no site da Instituição: rs.caritas.org.br/novo/

Aline Gallo

Assessoria de Comunicação

Cáritas RS

comunica@caritasrs.org.br

(51) 92223737

 

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br