English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

No dia internacional da mulher Ir. Lourdes Dill recebe prêmio Mietta Santiago em Brasília

08 de março de 2018

Indicada pela deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), a irmã Lourdes Maria Staudt Dill, vice-presidente da Cáritas Brasileira, recebeu nesta quinta-feira (8) a Medalha Mietta Santiago, em Sessão Solene da Câmara em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “Conheço a irmã Lurdes pelo trabalho de incentivo que ela faz as mulheres que buscam empregabilidade, que buscam renda, que são chefes de família, que cuidam dos seus filhos e cuidam da comunidade”, afirmou Maria do Rosário sobre a escolha do nome de Ir. Lourdes.

“Saúdo a todas as mulheres, de todos os tempos, de todas as histórias, de todas as lutas sociais…. Nós queremos a superação da violência em nosso país, em nosso planeta terra. E que esta casa, nas próximas eleições, tenha ‘metade homens’, ‘metade mulheres’. Esta é a nossa luta! Quero agradecer à deputada Maria do Rosário, grande lutadora: eu me inspiro nela e ela em mim e nós nos inspiramos em todas as mulheres que lutam por uma vida digna. Deixo a todos, uma mensagem do Papa Francisco: NENHUMA FAMÍLIA SEM CASA, NENHUM CAMPONÊS SEM TERRA, NENHUM TRABALHADOR SEM DIREITOS! E nós acrescentamos: NENHUM DIREITO A MENOS! E que esta casa vote leis a favor da vida das mulheres e dos homens de todo nosso imenso Brasil. E como diz o Papa: NÃO DEIXEMOS QUE NOS ROUBEM A ESPERANÇA! Boa luta! Força e coragem! Mulheres e homens fazendo este Brasil, digno, justo e solidário para todos os brasileiros”, falou a Ir. Lourdes nos dois minutos que lhe concederam no evento de premiação.

Sobre o Prêmio

Como homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, a Câmara dos Deputados instituiu em 2017 a Medalha Mietta Santiago, o prêmio é direcionado a iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres. Neste ano de 2018, a vice-presidente da Cáritas Brasileira e coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, está entre as oito mulheres que receberam o prêmio na manhã de hoje.

Trajetória da Ir. Lourdes Maria Staudt Dill

Ao longo das três últimas décadas, irmã Lourdes tem atuado em diversas áreas sociais, com destaque no trabalho de promoção da economia solidária. Ela coordena o projeto Esperança/Cooesperança, organizando grupos urbanos e rurais, de artesãos, de agroindústrias, grupos de alimentação e de confecção, catadores, quilombolas, povos indígenas, de consumidores, entre outros. Fazem parte do projeto pessoas de todas as idades, culturas, etnias e religiões, alcançando cerca de cinco mil famílias em 34 municípios da região Central do Rio Grande do Sul.

Sobre Mietta Santiago

Mietta Santiago (Maria Ernestina Carneiro Santiago Manso Pereira, 1903-1995) foi escritora, advogada criminalista, sufragista e feminista. Em 1928 apontou que a proibição ao voto feminino contrariava o artigo 70 da Constituição da República Federativa dos Estados Unidos do Brasil, em vigor. Mietta impetrou, Mandado de Segurança e obteve sentença inédita no país, que lhe permitiu votar em si mesma para deputada federal. Mesmo não se elegendo, sua ação abriu portas: nessa época o Partido Republicano do Rio Grande do Norte aproveitou-se da brecha aberta por Mietta para lançar a candidatura da potiguar Luiza Alzira Soriano Teixeira, que se tornaria a primeira mulher a ser eleita para um mandato político no Brasil, como prefeita do município de Lages.

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2018

campanha-da-fraternidade-2018

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br