Alimentação Saudável: Direito de Todos – Por Irmã Lourdes Dill

26 de novembro de 2016

De 17 a 21 de outubro, comemorou-se a Semana Mundial da Alimentação. Muitos Seminários, debates, entrevistas, diálogos aconteceram em torno deste tema tão importante. Alimentação saudável é um direito de todas as pessoas do Planeta Terra. Todos nós lutamos pela Segurança e Soberania Alimentar e Políticas Públicas que atendam esta grande demanda. O cuidado com a vida e o planeta passa necessariamente pela alimentação saudável e comida de verdade.

Os conceitos de Soberania e Segurança Alimentar, tem sido defendidas nas duas últimas décadas, como medidas urgentes e necessárias para constatar o problema mais trágico da humanidade que é a fome, a desnutrição e a alimentação aquém das necessidades básicas, para uma sobrevivência digna, humana e cidadã.

A fome e a desnutrição que atingem hoje milhões de seres humanos, sempre foram ao longo da história da humanidade um dos problemas socioeconômicos mais graves da organização da Sociedade. Hoje, a fome e a Insegurança Alimentar no Planeta, chegam a quase um bilhão de pessoas no mundo. Este caos, não é por falta de comida, mas especialmente pelas grandes desigualdades sociais, políticas e econômicas, a má distribuição de renda e pelo desperdício de alimentos, que chega em torno de 40%.

Como cidadãos e cidadãs, queremos comprometer-nos a contribuir na eliminação deste grave problema da fome no planeta, educando-nos para a partilha, a produção de alimentos orgânicos e a justa distribuição. Repudiamos a forma capitalista de tratar o Planeta, nossa Casa Comum, a terra e o alimento como mercadoria. Repudiamos acima de tudo, as empresas que lucram assustadoramente com os venenos, agrotóxicos e transgênicos, envenenando nossa comida e matando multidões de pessoas no mundo com doenças incuráveis. As mesmas empresas que produzem os venenos, agrotóxicos e transgênicos, são as empresas que produzem o remédio. Por que tantas farmácias? Não seria melhor investir em alimentação saudável? A dupla fonte de lucro das Empresas, concentra ainda mais riquezas na mão de uma minoria, deste planeta, aumentando assim a multidão dos famintos.

agrotoxico-comida-ou-veneno

Agrotóxico alimento ou veneno?!

Por isso, apoiamos as diferentes formas de organização do povo: camponeses, agricultura familiar, produção orgânica, economia solidária, consumo responsável e comércio justo, em favor da vida e da saúde da Humanidade.

Irmã Lourdes Dill
Coord. do Projeto Esperança/Cooesperança (Cáritas Santa Maria)
Vice-Presidente da Cáritas Brasileira