English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Assembleia Estadual da Cáritas RS começa com visita à Aldeia Gy-ró, em Pelotas

29 de outubro de 2019

A 43ª Assembleia Estadual Cáritas Brasileira Regional RS não poderia ter começado melhor. Depois da abertura oficial no início da tarde desta segunda-feira (28) no Laranjal, em Pelotas, os cerca de 50 participantes do evento foram conhecer a Aldeia Gy-ró, de índios Kaigang instalados na área rural do município e que é uma das comunidades atendidas pela Diocesana de Pelotas. A visita fez parte da programação.

São 16 famílias que vivem na aldeia, em um espaço de sete hectares e meio de terra, onde construíram moradias com apoio da Prefeitura, “depois de muita luta”, como contou o Cacique Pedro Salvador, e orientação da Cáritas Pelotas. A tribo recebeu os visitantes com vestimentas e comidas típicas, como o Mió, um pão cozido na folha de bananeira sob cinzas. As crianças apresentaram uma dança kaigang e cantaram na língua deles o orgulho de ser kaigang e as reivindicações ficaram claras durante o discurso do Cacique: “queremos terra para plantar, para deixar alguma coisa pra essas ciranças. Queremos saúde, educação. Tiraram a nossa mata. Tiraram tudo de nós. Não temos espaço. Queremos manter a nossa cultura”, disse.

Partipam desse encontro representantes das diocesanas do interior, Bispo Dom Silvio, de Vacaria; e Irmã Lourdes representando a Cáritas Nacional. A Assembleia segue nesta terça-feira (29) com as eleições internas para Coordenação Regional e Conselho.

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br