English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas acompanhará constituição do Comitê Municipal de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas

12 de julho de 2016

A Cáritas Diocesana do Rio Grande no início do ano se propôs a assumir a ação de incentivar e acompanhar a constituição do Comitê Municipal de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas (COMIRAT- RG). No decorrer do ano a equipe Diocesana da Pastoral do Migrante e a Cáritas Diocesana uniram esforços e buscaram concretizar a ação, apoiando o poder público para que fosse criado o COMIRAT – RG, que após vários contatos e reuniões, com as Secretarias de Município, Igrejas e instituições acadêmicas,   tornou-se  realidade.

O prefeito do Município do Rio Grande, Sr. Alexandre Duarte Lindenmeyer, no uso de suas atribuições, através do Decreto Nº 13.660 de 20 de novembro de 2015,  constituiu o Comitê Municipal de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas na cidade do Rio Grande – COMIRAT – RG, no âmbito da Secretaria de Município da Cidadania e Assistência Social, com o objetivo de promover e garantir o respeito aos direitos humanos das pessoas vulneráveis que se encontram em mobilidade na cidade.

O COMIRAT – RG é instância constituída por órgãos públicos e de organizações da sociedade civil de interesse público que representam uma diversidade de experiências com a mobilidade humana e um acúmulo de reflexões e ações dirigidas à atenção de migrantes e refugiados. Os membros são nomeados através do Decreto Nº 14.011, de 10 de junho de 2016 e tomaram posse no dia 20 de junho, às 18 horas, no salão Nobre da Prefeitura Municipal da cidade do Rio Grande.

O Comitê se reúne bimestralmente para dialogar sobre a realidade migratória, elencar as demandas das pessoas em mobilidade e planejar ações que as beneficiem.

Além desta iniciativa em específico, a Cáritas de Rio Grande está amplamente envolvida com o público de migrantes e refugiados na região, como por exemplo indica a matéria “Aulas de língua portuguesa são oferecidas para os imigrantes senegaleses” (leia aqui).

A Cáritas trabalha onde a vida estiver ameaçada e entendemos que este apoio é necessário.

Somos Solidariedade, Somos Cáritas!

Texto por Ir. Ariete, agente da Cáritas Diocesana de Rio Grande

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br