English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo realiza curso de panificação doméstica

01 de maio de 2011

Categoria: Cáritas Diocesana de Passo Fundo

A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, em parceria com a Embrapa Trigo e com o Comsea – Conselho Municipal de Segurança Alimentar, realizou nesta quinta-feira (09), um curso de panificação doméstica para multiplicadoras. O curso busca a melhoria da qualidade alimentar das pessoas através da disponibilização de alimentos mais saudáveis e com maior valor nutritivo agregado.
A pesquisadora da Embrapa e doutora em tecnologia de alimentos, Eliane Maria Guarienti, explica que a partir do curso, as pessoas podem substituir um pão francês ou um caseiro tradicional, por um pão com mistura de algum vegetal como cenoura, espinafre, beterraba ou batata doce. Guarienti, que ministra o curso, destaca que “outro objetivo da oficina é possibilitar conhecimento às pessoas que queriam fazer esses pães para gerar renda para família, apresentando receitas diferenciadas, já que as comuns podem ser encontradas em qualquer padaria”.
Os cursos podem variar conforme a demanda solicitada, abrangendo a produção de bolachas, capelettis, massas, pães, cucas e bolos. Neste sentido, a pesquisadora lembra que o curso traz ainda uma “possibilidade ampla na confecção de receitas, com ingredientes que já se tem em casa. E no caso de pessoas que possuem uma horta ou são da agricultura familiar, podem aproveitar tudo que produzem para a fabricação desses produtos”.
As participantes do curso destacaram a importância da iniciativa. Segundo Roseli Soares, uma da coordenadoras do Grupo de Mulheres Otimismo, do bairro São José, “foi muito importante estar aqui descobrindo coisas novas. Foi realmente muito válido. Eu vou ensinar tudo que aprendi aqui para os outros. Em casa, no grupo, na vizinhança, se não passarmos adiante tudo isso não adianta”.
“Eu vim porque estamos montando uma agroindústria e procurando novas alternativas de trabalho, e aqui encontramos isso. É diferente você trabalhar apenas com uma receita do que ter uma demonstração de como fazer. A minha ideia é trabalhar com isso para gerar renda e transmitir isso às outras pessoas,” disse outra participante da oficina, Aline Leseux, do assentamento Bom Recreio.
O curso, que reuniu 35 pessoas, teve carga horária de 8 horas incluindo fundamentação teórica e a confecção de 17 receitas diferentes, sendo realizado gratuitamente na sede da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo. Todos os participantes receberam certificado da Embrapa Trigo.

Deixe uma resposta

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br