English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Brasileira divulga tema, lema e logomarca do Congresso Nacional

01 de maio de 2011

Categoria: Noticia Comum

Os preparativos para o Congresso e Assembleia Nacional de Cáritas, que ocorrerá no fim deste ano em Passo Fundo, se intensificam mês a mês. Na última semana, as Cáritas Nacional e Regional do RS lançaram o tema, o lema e a logomarca do evento.
Segundo o Instrumento de Orientação Metodológica para o Congresso, o tema Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial e o lema Sementes de um Projeto Popular “são estimuladores de uma prática que traz as marcas da Cáritas. Eles se constituem em referências de valores, destinados a fortalecer nossas convicções. De fato, colocar-se a serviço de um “desenvolvimento solidário, sustentável e territorial” é enunciar um projeto embrionário de país, com participação popular e incidência local.”
O documento define ainda os objetivos do Congresso: Compreender o momento conjuntural e eclesial da realidade brasileira e os desafios para a ação Cáritas; Aprofundar a compreensão da Cáritas sobre Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial, a partir de suas práticas, com vistas a qualificar a intervenção na realidade; Resgatar a caminhada da Cáritas desde o primeiro congresso; Avaliar o Plano Quadrienal da Cáritas Brasileira (2008-2011); Definir prioridades para o próximo quadriênio (2012-2015); Vivenciar a espiritualidade integrada às práticas da Cáritas; Celebrar a caminhada da Cáritas Brasileira no Regional do RS nos seus 50 anos de história e Eleger a nova Diretoria e Conselho Fiscal da Cáritas Brasileira.
Os Secretariados Regional e Nacional de Cáritas realizam reuniões preparatórias ao Congresso desde março deste ano, junto à Cáritas Diocesana de Passo Fundo. Luiz Costella, coordenador da entidade, destaca que “a preparação para o IV Congresso da Cáritas Brasileira anda a passos largos. A expectativa também é muito boa, tendo em vista que já estão preparadas inúmeras oficinas de avaliação em todo o Brasil, que irão orientar o trabalho do Congresso na definição dos rumos que a Cáritas Brasileira tomará nos próximos anos. Há muita gente envolvida e nós estamos muito felizes em poder fazer parte desta história de construção de solidariedade e cidadania.”
O IV Congresso e a 18ª Assembleia da Cáritas Brasileira ocorrerá de 9 à 12 de novembro em Passo Fundo. O evento será realizado no Igaí eventos e deve reunir mais de 350 pessoas de todo o Brasil, além de representantes de Cáritas Internacionais.

Victória Holzbach
Cáritas Diocesana de Passo Fundo

Deixe uma resposta

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br