English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Brasileira – Regional RS realiza sua 42º Assembléia

05 de dezembro de 2017

Sob o tema “Bem Viver, Casa Comum – Pastoralidade e Transformação Social” e o lema “Casa Comum e Bem Viver à Luz da Laudato Si”, a Cáritas Brasileira – Regional do Rio Grande do Sul realizou sua 42º Assembléia Estadual.

A atividade iniciou na tarde do dia 22 de novembro com um intercâmbio em duas propriedades rurais, localizadas no município de São Domingos do Sul. Há oito anos a família de seu Ademir Cé conseguiu a certificação de sua propriedade para o cultivo de alimentos orgânicos, apesar de adotar o cultivo mais saudável de alimentos há 25 anos. A família utiliza adubo orgânico, grande parte produzida na propriedade, através do processo de compostagem, que reaproveita dejetos dos animais. Na segunda visita, o grupo conversou com Maristela Ferro que abordou a luta diária da família, e demais produtores, na defesa da produção agro-ecológica e da feira realizada há mais de 20 anos em Passo Fundo. O intercâmbio foi seguido de um jantar junto à comunidade local. Mais informações sobre estas experiências, acesso os links no final desta matéria.

Dom Rodolfo Weber, bispo da Arquidiocese de Passo Fundo e referencial da Cáritas RS, presidiu a missa de abertura oficial da assembléia, concelebrada também pelos padres Flávio Correia de Lima, Ladir Casagrande, André Paulo Junges e Lino Mayer.

Iluminados pelas visitas realizadas no dia anterior, os agentes Cáritas aprofundaram as temáticas propostas no tema e lema da assembléia. Os quatro inter-regionais (norte, sul, centro e leste) apresentaram, na introdução ao estudo, as reflexões realizadas anteriormente nas arqui(dioceses) referentes à Laudato Si. A manhã de estudos, que contou com as assessorias do padre Ari dos Reis e do biblista Sandro Galazzi, refletiu também sobre a gravidade da conjuntura política, econômica e social brasileira, com destaque para os múltiplos retrocessos em relação aos direitos sociais, trabalhistas e ambientais (entre outros)  e os desafios desta conjuntura para a ação da Cáritas.

A tarde do segundo dia foi reservada para a avaliação do trabalho da Cáritas RS. Os participantes dialogaram sobre a ação, relacionando-a com as reflexões  provocadas pelos assessores anteriormente, apontaram desafios para o próximo período e as estratégias para implementar a Campanha Compartilhe a Viagem, da Cáritas Internacional.

Durante a assembléia, que também teve caráter eletivo, foram escolhidos os novos integrantes do Conselho Estadual da Cáritas. Os novos conselheiros titulares (Cinara Fontoura Dorneles Machado, da Diocese de Cruz Alta; Franciel Risson Bachi, da Arquidiocese de Passo Fundo e Edna dos Santos Rodrigues da Diocese de Vacaria) e a suplente (Maria Beatris da Silva Ferreira, da Arquidiocese de Pelotas) somaram-se à Maurício Queiroz (conselheiro titular, da Diocese de Santa Cruz) e Solange Guerra (conselheira suplente, da Diocese de Caxias do Sul). Ao final do processo eleitoral, os agentes Cáritas saudaram os novos conselheiros e agradeceram à Nilza Mar Fernandes de Macedo (da Diocese de Bagé e atual presidenta do Conselho) pela dedicação e serviços prestados à Cáritas. Também se despediram do Ir. Darci Zacaron, que deixa o Conselho para assumir novos desafios de sua congregação na Diocese de Marabá, agradecendo-o pelas contribuições à Cáritas nos últimos anos.

A 42º Assembléia Estadual, realizada de 22 a 24 de novembro de 2017, em Passo Fundo, contou com a participação das Arqui/dioceses de Bagé, Pelotas, Rio Grande, Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Santo Ângelo, Santa Cruz, Cruz Alta, Vacaria, Santa Maria, Passo Fundo, Erechim, o Secretariado Regional e o Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira, representado por Luiz Claudio Lopes (Mandela).

Agricultores reaprendem com cultivo de alimentos orgânicos no RS

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2018

campanha-da-fraternidade-2018

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br