English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas de Passo Fundo promove o XIII Encontro Arquidiocesano de Mulheres “Mulher, história de luta e resistência em favor da vida”.

12 de abril de 2017

A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo realizou no dia 08 de abril, o XIII Encontro Arquidiocesano de Mulheres, como o tema: “Mulher, história de luta e resistência em favor da vida”. A atividade aconteceu na Paróquia Santo Antônio do bairro Petrópolis, em Passo Fundo, reunindo 300 mulheres de diversos municípios onde há atuação da entidade, além de organizações parceiras.

IMG_2927

O encontro aconteceu a partir da colaboração e estudo das equipes paroquiais e grupos de Cáritas. Nesse ano, cada equipe refletiu acerca de algumas mulheres bíblicas, como: Sara, Isabel, Lídia, Priscila, Dorcas, Ester, Sefra e Fua, Rute, Maria de Betânia, Viúva Pobre e a Samaritana. A partir das apresentações de teatro, música e dança de cada grupo, a assessora do encontro, Jacira Dias, da Caritas Brasileira Regional Rio Grande do Sul, aprofundou e deu destaque à vida das mulheres naquela época e relacionou com os dias atuais. Segundo ela, as mulheres da Bíblia são inspiração para continuidade da luta em defesa da vida. “Elas nos inspiram para festejar os avanços conquistados. O que vivenciamos nesse dia é reflexo das diversas ações realizadas nos grupos apoiados e acompanhados pela Cáritas. O intuito é fortalecer a reivindicação dos direitos das mulheres, bem como fomentar a esperança”, ressalta Jacira.

IMG_2992

“O intuito é fortalecer a reivindicação dos direitos das mulheres, bem como fomentar a esperança”, diz Jacira Dias, assessora de projetos da Cáritas RS

Para Odete Kuhs Silveira, animadora dos grupos de mulheres, o encontro foi maravilhoso, “a participação dos grupos de mulheres interagindo desde sua preparação até as apresentações, tornou participativo e dinâmico. As participantes saíram satisfeitas com a linda mostra de artesanatos e panificados, além do gostoso almoço preparado com carinho pelo conselho da paróquia que nos acolheu”.

O evento, além de reflexivo, teve caráter celebrativo, de partilha de vida, de experiências, bem como a presença do grupo de teatro Ritornelo, apresentando a peça “Faixa de Graça”, que reflete a realidade brasileira e as relações humanas, enfocando a dimensão da utopia, com muita alegria e diversão.

Ao concluir o encontro, a Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Carazinho, entregou a imagem de Nossa Senhora Aparecida à Paróquia São José, de Sertão, a que se destacou no estudo e apresentação da mulher bíblica. O próximo encontro arquidiocesano de mulheres acontecerá na paróquia Nossa Senhora da Saúde de Tapejara, em 2019.

Assessoria de Comunicação

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br