English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas do norte do estado se reúnem para fortalecimento da região e discutir temas relevantes às suas ações

23 de maio de 2017

O Cuidado com a Casa Comum, da Laudato Si – Encíclica do Papa Francisco, foi o tema central do encontro das Cáritas das (arqui)diocesanas do norte do estado (o “inter-norte”). Estes encontros são espaços de trocas e fortalecimento da Cáritas em cada região. O evento aconteceu na última quinta-feira, 18 de maio, em Sananduva (Diocese de Vacaria) e contou com a presença de 27 agentes das Cáritas de Passo Fundo, Erechim e Vacaria. Também foram definidas orientações para as próximas ações das Cáritas do norte do estado.

Primeiramente, a equipe de Erechim animou todo o grupo com momento místico mariano através de texto bíblico do Evangelista Lucas, (1, 28-38). Orildo Bassoli, Coordenador da Cáritas de Vacaria prosseguiu refletindo com o grupo o tema fazendo uma retrospectiva histórica da evolução do universo assim como da evolução humana até nossos dias afirmando que Fé e Ciência devem andar juntas e que teologia e ciência se complementam, pois, não divergem, mas converge a realidade.

Bassoli ainda afirmou que estudos comprovam o surgimento do universo como algo muito bem pensado, atribuído a um ser superior chamado Deus. O universo todo foi destinado ao ser humano para que dele fosse cooperador da obra do Criador, jamais mero explorador dos recursos naturais. O Papa, nesta sua Encíclica deixa claro sua preocupação com a Casa Comum, deixando interrogações sobre o modo de como o ser humano explora o meio ambiente. Maior preocupação ainda, o Papa Francisco se reporta aos pobres, a situação vulnerável em que se encontram; a cultura do descarte; da indiferença e, de que é preciso partir para pequenas iniciativas e estar atentos para os problemas que podem estar mascarados antes que enfrentados. Jesus Cristo nos deu o exemplo do maior despojamento: sendo Rei, despojou-se de sua majestade morrendo na cruz.

No período da tarde ocorreu uma visita in loco a uma das experiências de acompanhamento e assessoria da Cáritas de Vacaria (Sanaduva). O lugar escolhido foi a Escola Estadual da cidade, na qual o Coordenador da Cáritas da região, Orildo Bassoli, faz parte e, junto ao grupo de professores, auxilia e lidera atividades específicas com os alunos no desenvolvimento de ações relacionadas ao trabalho da entidade como o reaproveitamento da água da chuva, o plantio de árvores nativas e frutíferas da região, entre outros.

O grupo que se reuniu no encontro ainda deixou alguns norteadores para as próximas ações das Cáritas na região norte:

– Combater o desmatamento;

– Combater a poluição da água através do reflorestamento, da proteção dos recursos hídricos e do saneamento básico;

– Combater a poluição do solo;

– Combater a poluição do ar através de uma agricultura ecológica; produção de energia limpa; consumo consciente; aplicação dos três “R”: Reduzir, Reciclar e Reutilizar;

– Combate à fome através de produção de alimentos saudáveis;

– Reeducação alimentar;

– Campanhas solidárias;

– Evitar o desperdício.

Texto por

Ir. Darci Zacaron, agente Cáritas de Erexim

Aline Gallo, assessoria de imprensa Cáritas RS

 

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br