English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Passo Fundo promove encontro de mulheres

06 de maio de 2019

“Plantas Medicinais e a Saúde da Mulher” foi o tema do 14º Encontro Arquidiocesano de Mulheres de Passo Fundo, que reuniu mais de 400 participantes de diferentes bairros e municípios da região. A atividade aconteceu no dia 27 de abril, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, no município de Tapejara. Além de reflexivo, o evento teve um caráter celebrativo, pois promoveu desde partilha de vida e de experiências, bem como teve uma apresentação artístico-cultural de canto e dança executada por um grupo de canto e dança da terceira idade de tapejara, oficinas temáticas, além de mostra e comercialização de produtos da Economia Popular Solidária.

Colaborou na assessoria do evento a extensionista da Emater Regional, Doriana Miotto. A assessora destacou a importância do conhecimento das plantas, suas características, funções, partes utilizadas, benefícios para a nossa saúde, curiosidades e o cuidado no modo de preparo e consumo. Também ocorreu a partilha do estudo realizado pelos grupos acompanhados pela Cáritas, explanando conhecimento sobre vinte e três ervas medicinais.

Ervas e plantas medicinais foram tema do encontro.

Para as voluntárias da Cáritas de Tapejara, que acolheram o encontro, foi uma oportunidade de reflexão, partilha de vida e aprofundamento do saber sobre ervas medicinais e os seus benefícios para a saúde das mulheres. Também foram convidadas mulheres benzedeiras, valorizando o conhecimento popular. Elas discorreram para os presentes a rotina de seu ofício. Desde a acolhida, as rezas e distribuição de bênçãos nas suas comunidades. Após se apresentarem e compartilharem suas experiências, as benzedeiras se colocaram à disposição para atendimento aos participantes.

Um dos momentos mais significativos da atividade foi a entrega da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que estava na Cáritas Paroquial de Sertão, para o novo grupo. Dessa vez a equipe escolhida foi a de Cáritas de Nossa Senhora da Saúde. A imagem permanecerá em Tapejara até o próximo encontro, em 2021.

Além dos integrantes dos grupos acompanhados pela Cáritas de Passo Fundo, participaram representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Emater, Promotoras Legais Populares, Movimento de Mulheres Camponesas, Quilombos da Arvinha e da Mormaça, Pastoral da Saúde, da Criança e do Idoso de vários municípios.

Cerca de 400 pessoas estiveram presentes no evento.

Conforme, Simone Zanetti, assistente social da Cáritas, a avaliação do encontro foi positiva. Segundo ela, “houve boa integração entre as mulheres, a reflexão do tema foi instigante e a partilha de vida dos diferentes grupos, pastorais e entidades parceiras, expressou a diversidade dos trabalhos desenvolvidos”.

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br