English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas RS celebra o dia do voluntariado

31 de agosto de 2018

Em uma manhã de comemoração, formação e espiritualidade voluntárias do Bazar Solidário são homenageadas

No dia 31/8, a Secretaria Regional da Cáritas Rio Grande do Sul comemorou o dia nacional do voluntariado. Durante a manha, o grupo de voluntárias que atuam no Bazar Solidário,  iniciativa que tem por objetivo difundir e potencializar suas ações sociais, degustou um café da manhã, momentos de formação sobre o tema, espiritualidade e partilhas de suas experiências pessoais. Ao final do encontro, foram homenageadas com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e receberam certificados de reconhecimento por sua atuação.

Segundo consta como definição no dicionário Aurélio,  o verbete “voluntário” significa  aquele que procede espontaneamente, sem coação, movido pela vontade própria.  E entendendo a importância desta contribuição para a atuação social caritense, foi proporcionado espaço para aprendizado sobre a atuação da Cáritas no Rio Grande do Sul, dentro outros temas complementares. Atualmente, a instituição conta com nove integrantes, todas mulheres, que se revezam durante a semana para que a solidariedade transforme vidas.

De acordo com a pesquisa realizada pela Rede Brasil Voluntário e Ibope Inteligência, aproximadamente 35 milhões de brasileiros com mais de 16 anos faz ou já fez algum trabalho voluntário, ou ainda, um a cada quatro brasileiros doam parte do seu tempo livre para construção de um mundo melhor. Maria Terezinha da Silva Leite, mais conhecida como Tetê, atua na Cáritas RS a mais de 3 anos, nascida no dia do voluntariado (28/8), considera-se vocacionada para ser voluntária tendo como exemplo seus pais, os quais desde pequena observou-os doando-se para o próximo.

Orgulhosa do seu ofício, nos revela que muito antes de integrar o Bazar Solidário, já ministrava oficinas de artesanato e reciclagem em outros locais e defende que ser voluntário é um ato de amor: “se cada um fizer um pouquinho o resultado será grande, mas acredito que a maior beneficiada sou eu, mesmo quando estou cansada no final do dia, me sinto feliz por ajudar quem precisa. Aqui na Cáritas somos muito bem acolhidas e por isso gosto daqui. Faço com amor”, destaca.

Grupo de Voluntárias e funcionários da Cáritas RS

Outro ponto de emoção no evento, foi a entrega da imagem de Nossa Senhora Aparecida para as voluntárias, o momento foi conduzido por meio de práticas de espiritualidade, como oração, música e leitura de trecho bíblico. Ao final, as presentes receberam o certificado por sua participação em 2018, simbolizando a gratidão da  Cáritas RS àquelas que se doam em prol dos atendidos pelos projetos sociais desenvolvidos.

No Brasil, o dia 28 de agosto de 1985, foi instituído como o Dia Nacional Do Voluntariado (DNV), por meio da Lei Nº. 7.352. A partir desta data, as entidades que trabalham com voluntários a celebram anualmente.

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2018

campanha-da-fraternidade-2018

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br