English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Santa Maria: Impactos da Economia Solidária em Santa Maria são avaliados por representantes da Misereor

12 de abril de 2017

Ao longo das últimas duas décadas, Santa Maria se tornou referência em Economia Solidária graças ao trabalho incansável do Projeto Esperança/Cooesperança e dos diversos grupos de pequenos produtores formados e organizados ao longo dos anos. Mas toda esta história só foi possível porque em 1989 uma entidade episcopal da Igreja Católica da Alemanha chamada Misereor financiou o primeiro prédio do então Terminal de Comercialização Direta, hoje Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

Nesta semana, Irio Luiz Conti, de Porto Alegre, e Kurt Damm, de Berlim, representantes da Misereor, estão em Santa Maria para avaliar e acompanhar o impacto dos projetos de Economia Solidária apoiados pela entidade através da Cáritas Brasileira. A mesma análise também será realizada no Nordeste e em Minas Gerais.

A agenda teve início nessa quarta-feira (11), com reunião no Banco da Esperança, no Centro de Santa Maria. A dupla foi recepcionada pela irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança.

“Minha curiosidade em relação ao Projeto Esperança/Cooesperança existe pela ousadia de conjugar fé e espiritualidade, que vem do meio religioso, com a dimensão de organização socioeconômica de empreendimento e iniciativas que dinamizam e qualificam melhor a vida do povo”, explica Conti.

Já Damm destaca que está curioso para conhecer o Feirão Colonial, na manhã de sábado (15), no Centro de Referência de Economia Solidária.

“Vai ser muito interessante observar e viver esta experiência do Feirão, e também conhecer a comercialização dos grupos”, projeta Damm.

Confira abaixo a programação completa dos representantes da Misereor em Santa Maria nos próximos dias.

Quarta-feira (12)
9h – Feirão da Páscoa – Rua Aberto Pasqualini (antiga Rua 24 Horas) – Centro
11h – Feirão da Páscoa – Praça Saturnino de Brito – Centro
12h15min – Entrevista na TV Santa Maria – Centro
15h – Malhas Medianeira – Rua Júlio Rechia, 21, Bairro Medianeira

Quinta-feira (13)
9h – Giacomini Produtos Coloniais, em São João do Polêsine
Almoço em Santa Maria
14h30min – Grupo Marias Bonitas – Bairro Urlândia

Sexta-feira (14)
Dia livre

Sábado (15)
8h às 11h30min – Feirão Colonial – Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter – Bairro Medianeira

Primeira parada dos representantes da Misereor em Santa Maria foi no Banco da Esperança, nessa quarta-feira 11 - Foto Maiquel Rosauro

Primeira parada dos representantes da Misereor em Santa Maria foi no Banco da Esperança, nessa quarta-feira 11 – Foto Maiquel Rosauro

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br