English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Carta redigida durante Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira será enviada ao Papa Francisco

29 de novembro de 2019

Os agentes Cáritas vindos de todas as regiões do Brasil para a XXIV Assembleia Nacional, que ocorreu de 19 a 22 de novembro em Teresina, Piauí, redigiram uma carta que será enviada ao Papa Francisco reafirmando o “profetismo em defesa e no cuidado da Casa Comum, e no cuidado com o outro, nosso irmão e nossa irmã e toda forma de vida.”

Na carta, os 250 agentes da Cáritas e Pastorais Sociais, enquanto organismos da CNBB assumiram, entre outros compromissos, a identidade de uma ecologia integral e que permanecerão fortes e cuidadosos com o meio ambiente. “A Cáritas deseja estar no coração da Igreja, pois este é o lugar em que o senhor desejou a nós quando afirmou “ser a Cáritas o amor da Mãe Igreja, que se aproxima, acaricia e ama”.

Leia na íntegra:

Brasil, Piauí, Teresina, 22 de novembro de 2019. Carta nº 0255/2019

Nós, agentes da Cáritas vindos do Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte, e Nordeste Brasileiro, somos bispos, padres, religiosos e religiosas, diáconos, leigas e leigos, reunidos por ocasião da XXIV Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira, com o tema: “Bem Viver: Esperança, Resistência e Profecia”, neste chão do povo do semiárido – quilombolas, indígenas, trabalhadores e trabalhadoras rurais, homens e mulheres do campo e da cidade, jovens, alimentamos nossa esperança, partilhamos as resistências de nossos territórios, em TeresinaPiauí, chão de resistência, de lutas, de profetismo e de muita esperança, reafirmamos nosso profetismo em defesa e no cuidado da Casa Comum, e no cuidado com o outro, nosso irmão e nossa irmã e toda forma de vida. Comprometemo-nos com as decisões apresentadas pelo Sínodo de sermos uma Igreja de presença, de escuta e de estar no meio do povo e das comunidades, na oportunidade assinamos e nos comprometemos igualmente com o Pacto das Catacumbas da Casa Comum, conscientes da necessidade de uma Igreja em saída, na opção preferencial pelos pobres, considerados vulneráveis e descartáveis pela sociedade. Dessa forma, nós, 250 agentes da Cáritas e Pastorais Sociais, enquanto organismos da CNBB assumimos a identidade de uma ecologia integral e que permaneceremos fortes e cuidadosos com o meio ambiente. A Cáritas deseja estar no coração da Igreja, pois este é o lugar em que o senhor desejou a nós quando afirmou “ser a Cáritas o amor da Mãe Igreja, que se aproxima, acaricia e ama”. Não permitiremos que nos roubem a esperança, a resistência e a profecia, tão defendidas e vivenciadas pelo Cristo, que se faz presença permanente no meio de nós. Assumimos, ainda, a partir da nossa missão, que é “testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do bem viver, sinal do reino de Deus junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”. E apoiamos a economia do Bem Viver, a que não explora e mata o ser humano, mas a que transforma e impulsiona na valorização de cada um e cada uma, que sofre e luta por dias melhores.

Como Cáritas, sentimos os seus sofrimentos, nos solidarizamos com sua radicalidade e seu testemunho pelo Evangelho e opção preferencial pelos pobres, de uma igreja em saída para as periferias existenciais, pois somos todos e todas batizados e batizadas, enviados e enviadas a vivermos, coletivamente, essa radicalidade da Palavra e dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, que nos anima e impulsiona a vivenciarmos diariamente essa missão. Santo Padre, na presença de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e Santo Oscar Romero, padroeiro da Cáritas, queremos expressar nossa unidade e orações. Que Jesus o Bom Pastor sempre conduza os seus passos!

Participantes da 24ª Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira.

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br