English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Comunidades Quilombolas acompanhadas pela Cáritas comemoram mais um ano de trabalho e resultados

02 de dezembro de 2019

Comunidades quilombolas prepararam o almoço e o café com elementos da cultura deles. (Foto: Divulgação/Cáritas Passo Fundo)

Celebrar o trabalho realizado durante o ano. Esse foi o objetivo que reuniu mais de 300 pessoas no V Encontro De Comunidades Quilombolas promovido pela Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, no sábado (30). O encontro foi na comunidade da Mormaça, com a reunião de familiares, amigos, vizinhos dos municípios de Estação, Getúlio Vargas,  Sertão e entidades parceiras, assim como as equipes paroquiais Cáritas de Carazinho, Passo Fundo e Tapejara. A confraternização começou com um rito interreligioso logo pela manhã que contou com a participação da Igreja Católica, Igreja Evangélica e Umbanda, que atuam nos quilombos. Foi um rito pela paz.

A Cáritas Passo Fundo trabalha com essas comunidades desde 2011, com o Quilombo da Mormaça e o da Arvinha, do município de Sertão. E esse acompanhamento tem sido intensificado nos últimos anos, a partir das prioridades da Cáritas Brasileira. Já o  evento é o momento de confraternizar, de celebrar e mostrar o que foi feito durante o ano, como oficinas de artesanato e gastronomia, roda de conversas sobre direitos quilombolas, direito da mulher, o horto medicinal.

Uma festa de culminância, momento de partilhar vida, alimento, experiências, atividades para as crianças, o círculo da paz, realizada pela Comissão De Direitos Humanos; apresentação musical, também uma apresentação de teatro que resgatou a história da comunidade da Mormaça e outra peça com o Grupo Ritornelo, com o espetáculo “Faixa de graça”. Tudo isso regado a um almoço especial, uma feijoada feita pelos quilombolas, com elementos da própria cultura.

A Diocesana contou com o apoio da Emater de Sertão, equipe Paroquial de Cáritas de Sertão, Universidade Federal de Passo Fundo (UFFS); Espaço Solidário; Comissão de Direitos Humanos e o Grupo Ritornelo de Teatro.

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br