Cursos de captação de recursos e de Coordenadores de Projetos Sociais são realizados na Arquidiocese de Porto Alegre

15 de setembro de 2016

Grupo  Concluiu o Curso sobre Captação de Recursos

A sustentabilidade financeira é um dos grandes desafios das entidades que atuam na rede socioassistencial. Para auxiliar na construção de projetos de captação de recursos, o Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre-SAS-Cáritas Arquidiocesana capacitou 28 pessoas, através de curso desenvolvido em sua sede.

A qualificação técnica foi realizada com base nos editais de disponibilização de recursos por financiadores públicos e privados. Os participantes receberam orientações práticas de enquadramento das entidades, exigibilidade para habilitação e linguagem aplicada à elaboração de projetos. Cada integrante do grupo fez a construção de um projeto a partir da missão e das necessidades de sua entidade. A capacitação desenvolveu temas como definição de objeto, justificativa, metodologia, objetivos e metas, orçamentação e cronograma de execução.

Grupo  concluiu o Curso de Coordenadores de Projetos Sociais

A Cáritas Arquidiocesana de Porto Alegre concluiu o Curso de Coordenadores de Projetos Sociais. Foram qualificados 38 participantes de diversas entidades da rede socioassistencial de Porto Alegre e da Região Metropolitana. A entrega de certificados aconteceu no Salão de Eventos da Cáritas Arquidiocesana de Porto Alegre.

O curso abordou temáticas relacionadas ao desenvolvimento de projetos, como Missão e Competências do Coordenador de Projetos Sociais, Gestão de Conflitos de Convivência e Rede Socioassistencial, Controle Social das Políticas Públicas e Legislação, Ferramentas de Gestão, Questões Administrativas e Sustentabilidade Institucional.

O Diretor Executivo da Cáritas Arquidiocesana, Ivo Guizzardi, saudou os participantes pela coragem e disposição de qualificar a sua atividade e de suas instituições. “No contexto atual, temos a necessidade de qualificar continuamente nossa ação, em razão das constantes mudanças técnicas e legais que orientam o trabalho social”.