English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

ECEP forma lideranças e promove o protagonismo social

10 de maio de 2019

A ESCOLA CRISTÃ DE EDUCAÇÃO POLÍTICA – ECEP surgiu na década de 90 como uma iniciativa das dioceses do Interdiocesano Centro, a partir de estudo e aprofundamento da realidade social à luz de diversos documentos da Igreja e textos das Campanhas da Fraternidade ecumênicas. Estes estudos aconteceram nas seis dioceses que integram o Interdiocesano Cáritas Região Centro: Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Maria, Uruguaiana, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul.

Em 1995, com o incentivo de Dom Ivo Lorscheitter iniciou a 1° turma da ECEP na Arquidiocese de Santa Maria. Cada turma tinha o conteúdo dividido em cinco etapas de cinco dias intensivos e um intervalo de dois a quatro meses entre uma etapa e outra. A ECEP surgiu tendo com o objetivo, dentre outros, capacitar lideranças para serem “Sal e Luz” na vida comunitária a partir do Ensino Social da Igreja, do aprofundamento na ética e nos textos evangélicos, promovendo a construção de uma sociedade mais justa, solidária, inclusiva e participativa.

Atualmente, devido às muitas dificuldades financeiras, no que tange à locomoção e hospedagem, se fez necessário realizar adequações na estrutura da escola que se divide em dois núcleos:

  1. Santo Ângelo e Cruz Alta.
  2. Santa Maria, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul.

Em 2019 a Arquidiocese de Santa Maria acolhe Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul. Das 10 etapas da 16° turma da ECEP já se realizaram duas. Esta última, contou com um público de 80 pessoas. Na ocasião do encontro, a região sofreu com uma grande chuva que acabou por impedir a chegada de algumas lideranças do interior para participar do encontro.

Muitas lideranças procuraram a ECEP pela temática que vai de encontro ao contexto que vivemos buscando soluções para os problemas sociais. A formação também serve como motivação para desenvolver o trabalho comunitário. Na primeira etapa da edição atual da escola foi abordada as ” Raízes históricas das identidades brasileiras. Raízes escravocratas, patriarcais e outras.” Já na segunda houve estudo aprofundado e debates sobre “A Economia de Mercado e a relação com a Natureza e o comum da Humanidade”, estudo do “Ensino Social da Igreja” e documentos conciliares.

A 16° turma está acontecendo um sábado por mês, no Centro de Referência de Economia Solidária D. Ivo Lorscheitter. A ECEP funcionar junto ao Feirão Colonial permite unir teoria e prática mostrando de que forma acontece a transformação a partir do trabalho coletivo, das políticas públicas e da aplicação dos princípios da Economia Popular Solidária. Através da Universidade Franciscana- UFN, a formação fornece certificado ao participante que tiver pelo menos 75% de presença.

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br