Ecologia Integral é destaque na Laudato Si

08 de junho de 2018

No mês do Meio ambiente o Papa Francisco nos convida a refletir sobre a casa comum

Comemora-se no dia 5/6 de junho o dia internacional do meio ambiente, instituído em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a data se propõem a conscientizar a humanidade da importância de cuidar do planeta e seus recursos naturais. O tema deste ano é a poluição plástica e tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis. Alinhado a esta temática encontramos na encíclica papal “Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum” o conceito de ecologia integral que prega: Não há duas crises separadas, uma ambiental e outra social. Mas há uma grande e complexa crise sócioambiental.”

A Cáritas RS, em consonância a Cáritas Brasileira, traz em uma de suas orientações estratégicas a construção da sociedade do bem viver, na harmonização das ações de economia popular solidária e segurança alimentar com o respeito a natureza e práticas agroecológicas. Partindo deste princípio suas ações e iniciativas são pautadas nesta lógica para que a instituição cumpra sua missão institucional. Um exemplo desta prática é o projeto “Saneamento Básico Rural: Proteção dos Recursos Naturais, Fonte de Vida” que visa promover e incentivar atividades de formação e práticas pedagógicas, além de implantar alternativas baratas sustentáveis para a proteção dos recursos naturais no meio rural. O programa não busca apenas aplicar tais práticas mas principalmente conscientizar e empoderar seus participantes para que sejam os protagonistas no cuidado e preservação do meio ambiente.

A ecologia integral, pregada por Francisco, versa sobre a união por uma preocupação comum, independente de identidade religiosa, etnia e pondo em comunhão governos, cientistas, teólogos e organizações sociais de todo o planeta. O Papa convida a todas e todos para o diálogo, o somatório de forças e tecnologias reconhecendo que a terra é uma herança comum, cujos frutos devem beneficiar a humanidade e enfatiza que é necessário uma conversão de estilo de vida, que liberte da escravidão do consumismo e que cuidemos do mundo para as gerações futuras: “cuidar da casa comum”.

campanha-da-fraternidade-2018