English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Encontro das Sementes Crioulas mobiliza agricultores de todo o estado

01 de maio de 2011

Categoria: Noticia Comum

Cerca de 300 pessoas participaram do 11º Encontro Diocesano de Sementes Crioulas, que aconteceu em Passo do Sobrado no último dia 15 de junho. Entre os participantes, vindos de muitas partes do Estado, destacou-se a grande participação dos jovens dessas regiões, principalmente de Passo do Sobrado. O encontro também marcou pela grande diversidade de sementes e produtos trazidos pelos agricultores e agricultoras.
Após a abertura, onde o momento mistico levou a uma reflexão do texto “Parábola do Semeador”, o padre Pergenito Pivatto abençoou as sementes crioulas trazidas para a troca. Logo após, o Frei Sergio Gorgen falou sobre a importância da preservação das sementes crioulas e a importância da agroecologia e organização dos pequenos agricultores para resistir na roça. “Hoje temos quatro pilares que são cruciais para a nossa sobrevivência no campo. Soberania territorial, soberania híbrida, soberania genética e soberania energética”, destacou ele.
Logo após a agrônoma da Emater, Marines Bock, falou sobre o Programa de Diversificação Produtiva em Áreas de cultivo de Tabaco. Ela ressaltou os avanços que o projeto esta tendo nas mais diversas áreas onde está atuando. Segundo Marines, hoje o programa atende mais de 100 mil famílias que deixaram de cultivar o tabaco e migraram para cultivos alternativos.
A parte da tarde foi marcada pelo relato de duas experiencias de agricultores que largaram a produção de fumo. A família do Paulo Martins, por exemplo, há 15 anos tira seu sustento da venda de hortaliças. “Não é fácil sair do fumo, por que ele garante um dinheiro certo todo o mês, mas hoje sabemos que faz muito mal para a saúde e que vale a pena largar a produção por algo mais saudável”, completos Paulo. Já a família de Marlene e Osvaldo Resch, produz biogás há 28 anos através de um biodigestor construído em sua propriedade. “Além do gás, produzimos toda a adubação utilizada na lavoura”, completa Marlene.
O encontro terminou com a troca de sementes crioulas entre os participantes. A mesa de partilha estava repleta das mais diferentes variedades de sementes e mudas.

Deixe uma resposta

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br