FAMA 2018 tem comitê estadual no Rio Grande do Sul

03 de novembro de 2017

Entre canções, poemas e teatro, foi realizado na segunda-feira (30 de outubro), o lançamento estadual do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), no salão da Igreja da Pompéia, em Porto Alegre. A Cáritas Brasileira/Regional do RS integra o Comitê Gaúcho e marcou presença na atividade.

Na abertura do evento, Claudir Nespolo, da CUT-RS, enfatizou a importância da união de todos na defesa dos diversos direitos que estão sendo atacados pelos atuais gestores do país. “A elite governante, totalmente subordinada aos interesses internacionais, ‘assalta’ o estado e massacra o povo brasileiro”, afirmou Claudir.

Por sua vez, Carmem Soza, representante da Comision Nacional en Defenza Del Agua y de la Vida – CNDAV/FFOSC, do Uruguai, contou a experiência do povo deste país vizinho, na luta pela defesa da água. Carmem relatou que em 1992, mais de 90% da população disse “não” à privatização da água no Uruguai, em um plebiscito realizado nacionalmente. A representante uruguaia alertou porém que a luta em defesa da água, enquanto direito humano e bem público, é permanente pois, segundo Carmem, existem diferentes formas de privatizar como, por exemplo, engarrafamento da água.

Jacira Dias Ruiz, da Cáritas Brasileira/Regional do RS, integrante de uma das mesas do debate, falou da simbologia da água para os cristãos. Presente em praticamente toda a história da criação, a água é exemplificada na bíblia, inclusive para chamar a atenção sobre o papel da mulher na sociedade. Por exemplo, o encontro de Jesus com a Samaritana, à beira do poço, nos faz refletir sobre o papel e sofrimento das mulheres, responsáveis pelas lidas da casa e manutenção da família. Para a Cáritas, afirmou Jacira, a água é um dom de Deus, Direito Humano inalienável, ou seja, que não pode ser transferido, vendido ou cedido. Jacira destacou também o papel da Igreja Católica e demais igrejas cristãs engajadas nas Campanhas da Fraternidade que trataram, em diferentes anos, da temática ambiental. Salientou as Campanhas da Fraternidade de 2004 e 2015 que tratou, respectivamente, dos temas da água e do saneamento básico. Jacira também falou das diversas ações em defesa do Direito Humano à água, promovidas pela Cáritas Brasileira, em parceria com diversas entidades. Citou entre outras, a campanha “1 milhão de cisternas”, em parceria com a Articulação do Semiárido Brasileiro e, no sul, o projeto de preservação e recuperação de fontes, através do qual, já foram recuperadas, em mutirões comunitários, mais de 300 fontes.

O que é o FAMA?

O FAMA 2018, que está sendo lançado em todo o país, ocorrerá entre os dias 17 e 19 de março do próximo ano em Brasília e deverá reunir movimentos sociais de todo o mundo que lutam em defesa da água como um Direito Humano, elementar à vida.

O FAMA se organiza em contraposição ao “8º Fórum Mundial da Água”. O FMA, “Fórum das Corporações”, é promovido por grupos econômicos que também estarão reunidos na capital federal em março e defende o controle das fontes naturais e dos serviços públicos de água.

O objetivo do Comitê Estadual é informar e debater com a sociedade gaúcha a defesa da água pública, dos mananciais existentes no RS e das empresas públicas e somar esforços na defesa do Direito Humano à Água.

Integram o Comitê Gaúcho:

Cáritas RS,  CUT/RS,  SINDIÁGUA,  Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul (APCEF/RS),  Movimento Atingidos por Barragens (MAB),  MST, Movimento Pequenos Agricultores (MPA),  Sindicato dos Servidores Municipais do Saneamento Básico de Pelotas (SIMSAPEL),  Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA),  Associação dos Funcionários da Corsan (ASCORSAN), Federação Nacional dos Urbanitários (FNU),  Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU),  Associação Preservação da Natureza – Vale do Gravataí (APN-VG),  Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).

Mais informações:

Conheça o debate realizado no lançamento do Comitê Gaúcho. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=708920909302289&id=295730007288050

Manifesto do FAMA: http://www.fama2018.org/portal/fama-2018/fama-2018/