English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

 Fórum Regional da Cáritas Brasileira e lançamento da experiência da entidade na Plataforma de Boas Práticas da FAO acontece em Porto Alegre

11 de março de 2016

O primeiro encontro de 2016 da Cáritas Regional do Rio Grande do Sul e suas (arqui)dioceses aconteceu entre os dias 09 e 10 de março no Convento dos Capuchinhos em Porto Alegre/RS. Além de reunir-se para tratar de temas internos da entidade, o evento contou com assessorias externas que abordaram assuntos importantes para a conjuntura atual dando possibilidade de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 e refletir sobre os desafios das eleições municipais.

Um destaque especial ainda à presença do Sr. Carlos F. Biasi, Oficial Nacional da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), que veio à Capital Gaúcha para participar do evento de lançamento oficial da prática de recuperação de fontes da Cáritas RS na Plataforma Online de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável da FAO. A proposta da plataforma é de disseminar e compartilhar um conjunto de iniciativas replicáveis de boas práticas relacionadas ao meio ambiente (programas, projetos, ações individuais) desenvolvidas inicialmente na Região Oeste do Estado do Paraná/Brasil e nos três Estados da região Sul do Brasil, possibilitando que tais ideias possam ser referência para outras iniciativas em qualquer lugar do Globo. Veja a matéria completa desta ação no site da Cáritas RS e a prática no site da FAO.

faofao

Durante o Fórum contamos com a participação do Prof. da UFRGS Carlos André Bulhões Mendes, consultor nas áreas de engenharia de recursos hídricos, planejamento ambiental, estudos de impacto ambiental EIA/RIMA, planejamento urbano e regional, contribuindo com o desenvolvimento temático da Campanha da Fraternidade 2016. Tivemos também a presença do Diretor-executivo Nacional (Cáritas Brasileira), Luiz Cláudio Mandela, que falou da relação da Cáritas com a igreja, deu orientações para o fechamento do quadrienal, o processo de prepração do V Congresso e os 60 anos da Cáritas Brasileira.

IMG_4036

Márcia Silva, já parceira de trabalho de longa data da Cáritas RS, e Ir. Ana Maria Formoso, teóloga, religiosa e professora assessoram o evento. Silva tratou de temas institucionais da entidade e Formoso sobre os fundamentos bíblico-teológicos da misericórdia e o sentido do Ano da Misericórdia lançado por Papa Francisco.

O evento foi fechado à tarde da quinta-feira com as últimas combinações e mística & espiritualidade. Contamos com a presença das (arqui)dioceses de Rio Grande, Cruz Alta, Santo Ângelo, Passo Fundo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Pelotas, Bagé, Erexim, Novo Hamburgo, e Caxias do Sul. Estiveram no evento de lançamento da experiência da Cáritas RS na plataforma da FAO representantes de entidades parceiras e de luta como Mundo Jovem, CONSEA, Pastorais Sociais, grupos da Economia Solidária, CIMI, CEBI, Avesol, CNBB, FESANS, Emater, Camp, CPT, Gabinete do Vereador Marcelo Sgarbossa e Paróquia São Francisco.

 

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br