English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Grupo de adolescentes da Vila Jardim recebe projeto Mídia-Educação

01 de maio de 2011

Categoria: Cáritas Diocesana de Passo Fundo

A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, em parceria com o Curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo está desenvolvendo o projeto Mídia e Educação no grupo de adolescentes da Vila Jardim.
O grupo, composto por 16 adolescentes, é acompanhado há mais de 3 anos pelo projeto TransformAção – uma parceria de 5 entidades: Cáritas, Notre Dame, ASSEC, ISAFA e Instituto Menino Deus. Os adolescentes participantes do projeto realizam oficinas educativas, entre elas capoeira e produção de papel reciclado, marca registrada do grupo.
Neste ano, o projeto Mídia-Educação, desenvolvido voluntariamente por uma professora e três alunos do curso de jornalismo da UPF, traz novas oportunidades aos participantes do projeto.
A professora que executa e coordena o projeto, Denise Serafini, explica que o projeto surgiu a partir de sua dissertação de mestrado, onde trabalhou a linguagem audiovisual nos processos educativos. Serafini destaca que a intenção do projeto é que os adolescentes não fiquem apenas assistindo televisão, novelas, reportagens. “A ideia é que eles produzam os próprios vídeos a partir da visualização da realidade em que estão inseridos, e que possam levar adiante essa produção feita por eles. […] O (projeto) Mídia- Educação busca educar com, para e através dos meios”, destacou.
Um dos participantes da oficina, Felipe Scheffer Mello, comenta: “O projeto é realmente muito bom, porque ganhamos uma coisa a mais, aprendendo muito. Se um dia quisermos informar a nossa comunidade, nós poderemos. Hoje eu já tenho muitas ideias para produzir os vídeos que nós vamos fazer.” Mikael Vinicius Zini, também participante do projeto, acrescenta que “é uma experiência muito interessante e importante que pode ser usada no futuro por todos nós.”
A ideia é realizar ainda duas ou três aulas teóricas, conceituando algumas questões de roteiros e texto para o audiovisual, para depois, a partir das sugestões do grupo, iniciar as aulas práticas de gravações. O projeto será executado durante todo o ano, com oficinas quinzenais.

Deixe uma resposta

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br