English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Hondureñito do Conesul se prepara para congresso internacional

14 de agosto de 2018

De 3 a 8/8, as Cáritas do Conesul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), estiveram reunidas em Porto Alegre no Encontro Preparatório para o Congresso da Cáritas América Latina e Caribe, que acontecerá em fevereiro de 2019, em Honduras. Tais encontros preparatórios, que acontecem em todas as regiões de abrangência do congresso são chamados de Hondureñitos em alusão a Honduras, país que sediará o evento.  Estiveram presentes delegações das Cáritas Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Em comunhão ao chamado do Papa Francisco, que convida a todos os cristãos para uma “Igreja em saída que transforma e cuida da Casa Comum”, as Cáritas do Conesul, somam esforços para  transformar o atual modelo de desenvolvimento econômico e social hegemônico. Tal modelo se expressa em um sistema injusto em sua raiz, cujas consequências se refletem na crescente vulnerabilidade das populações empobrecidas. O encontro também foi espaço para compartilhamento de experiências de transformação e de protagonismo das comunidades em cada país.

A assessora de projetos Roseli Dias teve a oportunidade de apresentar a integrantes da delegação argentina, Bernardo Buonomo e Monica Rolon, o trabalho desenvolvido pela COOARLAS – Amigas e Amigos Solidários, localizado em Canoas/RS. No local foram recebidos por Beatriz Aguiar, fundadora da cooperativa e por Eduardo Aguiar, atual coordenador da instituição. Na ocasião, os visitantes puderam conhecer as instalações, a história e luta dos catadores de Canoas. Também foi discorrido sobre legislação de ambos países, a importância dos governos populares a nível municipal, estadual e federal, das políticas públicas e o acesso de recursos. Juntamente a estes dados, eles puderam constatar que 30% dos trabalhadores são haitianos moradores do bairro e de novos projetos comunitários.

Integrantes da Cáritas Argentina visitam a experiência de geração de trabalho e renda pela COOARLAS.

Dentre as atividades formativas que aconteceram no Hondureñito, destaca-se a oficina temática da “A incidência política, a agenda de 2030 e o papel da Igreja Latino-americana”. Os trabalhos foram conduzidos pela consultora e especialista sobre o tema, Marta Inés Romero, colombiana e contratada pela Cáritas Internacional.

Marta Inés conduz a oficina sobre incidência políticano Hondureñito Conesul.

Os participantes também trabalharam na revisão e avaliação das atividades do Secretariado da Cáritas da América Latina e Caribe (SELACC), no período 2014-2018, o Secretário Geral do SELACC, padre Francisco Hernández, apresentou o esboço da programação do congresso que acontecerá em Honduras e as tarefas que cada Cáritas deve assumir nessa instância.

Sobre a importância do Hondureñito do Conesul, Sandra Oliveira, da Cáritas Uruguai, destacou: “A realização de encontros regionais nos enriquece pessoalmente e trazem elementos para o nosso trabalho”. Alessandra Miranda, coordenadora da Cáritas Brasileira, também enfatizou a troca de experiências que o encontro proporcionou: “saímos muito fortalecidos e integrados tendo o conhecimento dos avanços e dos elementos de potencialidades e desafios e bem preparados para o Congresso da Cáritas América Latina e Caribe, e com uma forte identidade do Conesul”.

Declaração final

Como resultado, os representantes dos cinco países expuseram a declaração conjunta, reveladora dos sofrimentos dos povos da América Latina e o lugar profético da igreja nessas realidades. O texto enfatiza a renovação do compromisso da  Cáritas do Conesul em caminhar junto com as comunidades, e com elas devolver a voz àqueles que foram calados, valorizando as formas de viver, o conhecimento cultural e os projetos espirituais dos nossos povos e resignificando a dimensão política da fé”.

Para ler a Declaração do Hondureñito Cone Sul clique AQUI.

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br