English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

II Encontro de Jovens reflete reciclagem e preservação ambiental

01 de maio de 2011

Categoria: Cáritas Diocesana de Passo Fundo

A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo realizou no último sábado (18) o II Encontro de Jovens da entidade. O encontro, que reuniu cerca de 25 pessoas, buscou refletir e debater a preservação ambiental, a reciclagem e o aproveitamento de materiais reutilizáveis.
Segundo Éderson Pereira, participante do grupo, “O primeiro encontro foi um momento de conhecimento da Cáritas e de todo o trabalho que ela faz. Esse, já partiu mais para ação, para a visualização da realidade. Eu acho interessante unir essas duas formas de encontro para, a partir do conhecimento, conseguir desenvolver atividades mais concretas”.
Para viabilizar a reflexão sobre o tema, os jovens visitaram três experiências em Passo Fundo que, de alguma forma, fazem parte de um ciclo de reciclagem. A primeira parada do grupo foi na COOTRAEMPO, na Santa Marta, a fim de conhecer de perto a experiência de uma associação de reciclagem. No local, os jovens tiveram a oportunidade de visualizar todo o processo de triagem dos materiais que a associação coleta, bem como o valor que estes são vendidos no mercado e como podem colaborar com o trabalho da COOTRAEMPO.
A segunda iniciativa visitada pelo grupo foi a AMAV – Associação das Mulheres Amigas da Vila, na Donária. A associação trabalha especialmente com a confecção de subprodutos de materiais reaproveitados, como caixas para presente, blocos, agendas, cadernetas e embalagens diversas. Tudo que é produzido pela associação é confeccionado com papel reciclado artesanal, produzido em oficinas educativas em um grupo de adolescentes e mães da Vila Jardim.
E foi neste grupo a realização da terceira visita do dia pelos jovens. O grupo de adolescentes da Vila Jardim, acompanhado pelo projeto TransformAção, encontra nas oficinas de produção de papel reciclado sua principal identidade. No local, os participantes do encontro tiveram a oportunidade de aprender e de produzir o papel reciclado, com o auxílio dos jovens do projeto.
Outra participante do encontro, Eduarda Keske, destacou que gostou muito da “experiência de visitar os lugares para conhecer todas essas coisas novas e, especialmente, de saber que pode-se fazer papel reciclado com materiais reaproveitados. Isso mostra ainda mais que temos que separar o nosso lixo e que devemos contar e mostrar para as pessoas a importância disso”.
A Cáritas Arquidiocesana pretende dar continuidade ao trabalho com os jovens, através da realização de encontros mensais para o conhecimento e visita à experiências desenvolvidas ou apoiadas pela entidade. Os interessados em participar dessa iniciativa podem entrar em contato pelo telefone 3045 1262.

Deixe uma resposta

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br