English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Inter-regional Sul se prepara para a 24ª Assembleia da Cáritas Brasileira

21 de agosto de 2019

Crédito: Izadora Lopes/CáritasPR

Sob o lema “organizar e resistir” os regionais das Cáritas do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina avaliam suas atuações e se organizam para o processo eletivo da Gestão 2020-2024 da Cáritas Brasileira.

De 13 a 15 de agosto, em Curitiba no Paraná, aconteceu Interregional Sul da Cáritas Brasileira, encontro que reúne agentes das entidades-membro das Cáritas do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os participantes se reuniram no Instituto Salete para avaliar, articular e monitorar as ações conjuntas na região, bem como realizar o estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023. Concomitantemente, ocorreu a preparação para a 24ª Assembleia Geral da Cáritas Brasileira, que acontecerá de 19 a 23 de novembro, em Teresina, Piauí. Este evento tem por objetivo, dentre outros, eleger a próxima diretoria da Cáritas Brasileira para o próximo Quadriênio 2020-2024. Esta etapa deste processo democrático ocorrerá também em mais quatro inter-regionais que somados congregam 12 regionais e quatro articulações da Cáritas Brasileira.

O encontro se deu com o tema “BEM VIVER: Esperança, Resistência e Profecia” e motivados pelo lema “Lucas: Erguei-vos e levantai a cabeça, pois está próxima a vossa libertação” (Lc 21,28), e no primeiro dia aconteceu a análise de conjuntura “Pensando o Brasil”, que contou com a assessoria do Jardel Neves, assessor nacional da Pastoral Operária. Este momento trouxe a reflexão sobre a missão da Cáritas como Igreja do Brasil e sua atuação nas realidades apresentadas. O que os agentes Cáritas (PR/SC/RS) conversam pelo caminho? O que é percebido em nossas caminhadas? Quais mudanças nós temos? Que sinais temos percebido?

Também foi construído o lema “Organizar e resistir” que guiou os três dias de encontro. E essa proposta expressa o espírito da ação no Inter-regional Sul, que pretende analisar sua atuação de maneira critica. Perceber qual o contexto que as Cáritas estão, ouvir o que a Igreja Católica quer no Brasil, propor e garantir a viabilidade das ações e iniciativas sociais e evangelizadoras. No que se refere a preparação para a Assembleia Nacional, foram definidas as indicações do Inter-regional Sul para a composição da próxima diretoria da Cáritas Brasileira da gestão do próximo quadriênio.

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2019

campanha-da-fraternidade-2019

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br