English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Interregional Sul fomenta reflexão sobre incidência política

24 de agosto de 2018
Evento da Cáritas reuniu agentes do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina para capacitação e aprimoramento de sua atuação como entidade social promotora da cultura do bem viver.

A cidade de Porto Alegre/RS sediou o Fórum Interregional Sul da Cáritas Brasileira. De 14 a 16/8, no Convento São Lourenço dos Freis Capuchinhos, agentes Cáritas, religiosos e especialistas no tema se reuniram para o encontro que teve por objetivo fazer uma análise da conjuntura sóciopolítica atual e o monitoramento dos dois primeiros anos do plano operativo quadrienal das duas regionais da Região Sul do Brasil. Além disso, o evento oportunizou o compartilhamento de experiências exitosas de ações e projetos que promovem a cultura do Bem Viver. Espera-se como resultado do encontro, a qualificação e aprimoramento da atuação nos espaços de controle social em que a Cáritas atua: assistência social, infância e adolescência, mulheres, segurança alimentar e saúde.

Dentre as atividades realizadas, destacaram-se as oficinas de análises de Conjuntura sócio-política, ministrada pela doutoranda em sociologia Eliane de Moura e a Conjuntura Eclesial, conduzida por Sandro Gallazzi, doutor em Ciências da Religião. Os condutores das oficinas, além de apresentarem panoramas atuais sobre os temas, provocaram reflexões sobre quais elementos do atual cenário político-econômico e social merecem atenção para incidência política da Rede Cáritas na Região Sul. Sandro destacou os três “Ps” que identificam a igreja:  PALAVRA – PÃO – POBRE e que ela deve estar alinhada ao que o Papa Francisco prega, uma igreja EM SAÍDA!

Já Eliane enfatizou que a Cáritas é uma importante ferramenta para que ocorra a transformação social num cenário em que o capital avançou em retrocesso dos direitos do povo que estão se perdendo. Ouça a entrevista completa concedida à Cáritas RS.

Além do aprofundamento metodológico de incidência política  para uma transformação duradoura, ministrados pelas assessoras  Joseanair Hermes(Cáritas PR/SC) e  Alessandra Miranda (Cáritas Brasileira), o encontro também foi marcado por momentos de mística e espiritualidade, percorrendo um caminho pela vida e obra de três santos que são fontes de inspiração na rede Cáritas: São Martim de Porres, Santa Madre Teresa de Calcutá e Beato Dom Oscar Romero.

O encontro reuniu 53 agentes do PR, SC e RS para o Interregional Sul da Rede Cáritas

No dia 15/8, o destaque da programação foi a Noite Cultural Haitiana e Senegalesa, onde migrantes destes países puderam apresentar seus costumes, características e gastronomia, bem como relatar como está ocorrendo a sua inserção na capital gaúcha, compartilhamento de vivências e saberes entre os presentes. Os três dias do fórum transcorreram de forma leve e descontraída  e a expectativa é que o esforço de sua realização se dê na qualificação e intensificação da a atuação nos eixos comuns que a Rede Cáritas se propôem a trabalhar: Economia Solidária, Agroecologia (combate ao uso de agrotóxicos) e luta e garantia de direitos.

Participantes do Interregional degustam pratos típicos e assistem expressões culturais do Haiti e Senegal

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

campanha-da-fraternidade-2018

campanha-da-fraternidade-2018

Contato

Cáritas Rio Grande do Sul
Rua Coronel André Belo, 452/3º andar
Cep: 90110-020 - Menino Deus


Porto Alegre/RS
(51) 3272.1700

caritasrs@caritasrs.org.br